O cidadão de Santos já pode votar, a partir desta quinta-feira (14/04), no orçamento participativo (OP) de 2016. Os moradores da cidade escolherão o destino de R$ 10 milhões. Este ano, a votação conta com uma inovação: ela será feita pela internet, via o aplicativo Colab.
O Colab permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade. Em Santos, o projeto acontece em uma parceria com o programa Juntos. A plataforma de interação em tempo real pode ser acessada por aplicativo ou computador.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa explicou que o uso de tecnologia para ouvir a população é viável em Santos, já que a cidade tem um dos maiores índices de inclusão digital do Brasil.
“As propostas apresentadas para a população votar foram indicadas pelas próprias secretarias”, disse o prefeito.
O orçamento participativo voltou a ser realizado em Santos em 2013, após quase duas décadas. Ele é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Ouvidoria Pública Municipal e das secretarias municipais de Finanças e Comunicação e Resultados.
Votação por áreas
Os R$ 10 milhões disponíveis foram divididos em 5 parcelas iguais. Cada uma delas estará disponível para em uma macrorregião da cidade: Área Continental, Morros, Região Histórica e Central, Zona Noroeste, e Zona da Orla e Intermediária.
Ao identificar o bairro onde mora, o cidadão será direcionado pelo sistema à sua região, que terá ações elegíveis nas áreas de educação; saúde; assistência social e cidadania; cultura e esportes; e infraestrutura e serviços públicos. Em cada área, haverá opções de destinação para os recursos públicos.
A votação do orçamento participativo será encerrada no dia 17 de junho. Antes de participar, o registro é feito pelo CPF, o que impede o cidadão de votar mais de uma vez.
Tendas
O presidente da Sociedade de Melhoramentos da Ponta da Praia, Luiz Antônio da Silva, aprovou a iniciativa.
“Hoje todo mundo tem acesso ao computador e celular. Então isso vai permitir a participação de mais gente e ajudar o bairro”, disse.
Para contemplar toda a população, a votação poderá ser feita nas tendas do OP, que serão montadas em locais públicos, como praças, universidades, shoppings e feiras. Os alunos da rede municipal de ensino, a partir do 5º ano, também poderão votar.
Programa Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais presente em Santos e em outras 11 cidades brasileiras. O Juntos é liderado pela organização social Comunitas.