Santos realizou no dia 31, na Associação Comercial da cidade, a primeira reunião do conselho da frente de Planejamento Estratégico, Santos 500, que tem como objetivo definir temas importantes que devem ser trabalhados pelos próximos 30 anos.
Para construir um plano de ações que reúna os anseios da sociedade e leve Santos a alcançar um crescimento sustentável, com respostas efetivas às demandas da população, o projeto será desenvolvido por meio de uma cocriação entre o setor público, a sociedade civil, a iniciativa privada e instituições de ensino.
“É um importante passo que gera o engajamento da sociedade civil. Trata-se de um trabalho pioneiro, fundamental nessa nova era de governança compartilhada, e que tem servido de inspiração para outras cidades, como Curitiba. O Planejamento Estratégico para os 500 anos de Santos é uma pequena contribuição que visa apoiar a construção de um futuro melhor para a cidade com o protagonismo da sociedade local”, frisou Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, na abertura do encontro.
O presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini, salientou que a iniciativa fortalece a participação dos santistas na construção do futuro da cidade. “Este é o terceiro encontro do programa Juntos na Associação e estamos inteiramente à disposição para contribuir com o planejamento estratégico e a formação do Conselho da Cidade”, comentou.
O Santos 500 tem como objetivo compreender a dinâmica urbana da cidade e, com o planejamento estratégico, abarcar questões essenciais como a gestão regional, socioambiental, econômica, produtiva e estrutural da população. Nessa fase inicial é trabalhada a visão de futuro da cidade, com base em projeções estatísticas, para que sejam identificadas as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do município. No próximo encontro, previsto para acontecer em outubro, o conselho vai discutir sobre as iniciativas estratégicas de cada área. Os grupos setoriais já foram formados nessa primeira reunião e, ao longo dos debates, contarão com a participação de especialistas e outros representantes da cidade.
André Canoilas, diretor da AMC, mencionou a importância do engajamento dos diferentes atores e instituições para garantir a continuidade do trabalho no longo prazo. “Este ainda é o primeiro encontro, mas podemos expandir e convidar outras organizações para também aderirem ao plano”, salientou.
A frente de Planejamento Estratégico faz parte do pilar de Engajamento do Juntos, que tem como objetivo mobilizar e engajar o cidadão na gestão pública por meio de processos e ferramentas de participação, envolvendo cidadãos e líderes empresariais em torno de uma causa comum.