Reconhecido como uma das mais importantes pesquisas sobre o Investimento Social Corporativo brasileiro, o BISC é hoje não somente uma análise dos dados anuais das organizações, mas um conjunto de estratégias para definir parâmetros e comparações sobre o perfil do investimento social privado no Brasil.
O BISC já analisou mais de 10 anos do investimento social corporativo brasileiro, com a participação de mais de 400 grandes empresas. A pesquisa é coordenada pela especialista Anna Peliano, socióloga com mais de 40 anos de experiência na área.
Confira a linha do tempo de 10 anos do BISC.
Além de um relatório anual completo, a rede BISC oferece diversos mecanismos para que a iniciativa privada possa aprimorar a gestão, qualidade e impacto do investimento social, influenciando, decididamente, na eficácia do gasto, além de permitir que o responsável pelo investimento compreenda como e onde investir de forma mais aperfeiçoada. Em 2019, houve a transição da pesquisa para uma plataforma digital completa que pode ser utilizada por toda a rede para comparação de dados em tempo real.
Abaixo listamos 11 formas que o BISC pode apoiar a sua rede. Confira:
#1 Ampliação dos impactos sociais
O questionário é formulado de tal maneira que, em seu processo de preenchimento, fornece insumos, sugestões e caminhos do que pode ser feito em termos de investimento social.
#2 Dados e relatórios individuais
A equipe BISC analisa alguns resultados individuais da organização e encaminha um relatório específico que permite à empresa acompanhar e comparar seus resultados com outras empresas do mesmo setor e com o conjunto das empresas que respondem à pesquisa.
#3 Visitas para análises específicas
O formato do encontro é definido em comum acordo entre a organização respondente e a equipe BISC. Nesta etapa são levantadas informações qualitativas dos respondentes que podem ser inseridas no relatório e que subsidiam a análise dos resultados obtidos por meio do questionário.
#4 Grupo de debate exclusivo
Os participantes do BISC são convidados a participar de encontros promovidos pelo Grupo de Debates, sendo reconhecido como uma boa oportunidade para troca de experiências entre pares e para reflexão sobre suas estratégias e práticas de investimento social. O formato desses encontros é um fórum de discussão, na qual a Comunitas se responsabiliza a apresentar informações que subsidiarão as reflexões. Até o momento, foram realizados 13 encontros.
#5 Participação no Encontro de Líderes
Convite delegado à liderança da empresa parceira. O Encontro de Líderes, promovido anualmente pela Comunitas, reúne influentes líderes corporativos e representantes públicos, com o objetivo de refletir sobre a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento do país, que foque na sustentabilidade das ações. O evento discute projetos e tendências do investimento social corporativo e propõe uma articulação com a gestão pública e os principais tomadores de decisão das ações sociais estratégicas empreendidas por grandes empresas.
#6 Relatório geral de pesquisa
Todas as ações, processos e valores gerados e sua respectiva sistematização, resultam no relatório geral de pesquisa.
#7 Rede BISC, nacional e internacional
Para além da rede BISC, que abrange os respondentes da pesquisa, a Comunitas possui como parceiro internacional o CECP, organização sediada nos EUA que aplica uma pesquisa correlata que inspirou nossa metodologia. A partir do alinhamento de algumas variáveis, tornou-se possível comparar o grupo de empresas brasileiras que compõe o BISC com empresas internacionais que respondem a pesquisa do CECP (denominada Giving Numbers). Os parceiros podem acionar a Comunitas caso queiram intercambiar informações, projetos e estabelecer parcerias com pares do BISC e do CECP.
#8 Plataforma digital com destaques do investimento
Em 2019, o BISC tornou-se digital, por isso disponibiliza os últimos dados do investimento social corporativo em uma plataforma digital aberta, com gráficos dinâmicos. No local, o usuário pode conferir os Destaques, onde a equipe BISC apresenta os principais achados da pesquisa, para que o público possa qualificar o processo de tomada de decisão e reflexão com mais celeridade no que se refere ao futuro de seus investimentos sociais.
#9 Plataforma externa de divulgação
A plataforma BISC é um espaço de publicização de conteúdos sobre Investimento Social e de divulgação das ações realizadas pelas empresas parceiras, por meio de entrevistas, artigos e compartilhamento de cases.
#10 Acompanhamento digital dos dados
A permanência da empresa no BISC possibilita a construção de séries históricas, que ficam disponíveis em uma plataforma digital exclusiva para parceiros BISC. O acompanhamento em médio e longo viabiliza o aprofundamento da empresa em sua própria realidade, potencializa o aprimoramento de suas práticas e potencializa a sua capacidade de prever os rumos do Investimento Social. Assim o BISC fornece muito mais do que uma fotografia momentânea da realidade do Investimento Social da sua organização.
#11 Palestras e workshops para empresas
A Equipe BISC está à disposição do parceiro para compartilhar conhecimento sobre Investimento Social e a pesquisa BISC, em diversos espaços de interesse da empresa.
*Bônus: criação de programa de aprimoramento da gestão pública
As reflexões promovidas pelo BISC culminaram, inclusive, na criação do Programa Juntos, iniciativa liderada pela Comunitas que apoia governos municipais e estaduais no aprimoramento de suas gestões.
Em 2012, durante o 5º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas, foram apresentados os resultados do relatório BISC daquele ano. Na ocasião, a pesquisa apresentada partia do tema “Parcerias com as organizações da sociedade civil”. Com os resultados expostos, o grupo de líderes e acionistas de empresas brasileiras ali presentes chegou ao consenso de que existia uma oportunidade de geração de impacto sistêmico a partir da qualificação dos investimentos sociais corporativos e da atuação em parcerias com as administrações públicas.
Essa grande aliança de líderes empresariais não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Conheça o Programa Juntos.
Sem comentários