loading

Curitiba usa TI para estruturar governança

O uso da Tecnologia da Informação (TI) para reforçar a estrutura de governança dos municípios foi o tema da palestra do secretário de Informação e Tecnologia de Curitiba, Paulo Miranda, durante o 5º Encontro de Comitês Gestores do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em Paraty.

Miranda fez um alerta sobre as dificuldades que os municípios enfrentam com o agravamento da crise econômica.

“Os municípios brasileiros são cada vez mais dependentes das transferências de recursos e essa situação se agrava com a crise econômica. O grande desafio é como ampliar os serviços sem estourar o orçamento.”

Miranda avaliou a evolução dos serviços públicos em Curitiba e apontou que, no município, são 1,3 mil equipamentos públicos que demandam a prestação de serviços à comunidade.

“Em Curitiba, buscamos a construção de uma estrutura de governança com o uso de tecnologia de informação. A meta é a agilidade na contratação de bens e serviços”, afirmou o secretário.

Miranda também defendeu mais investimentos dos municípios em tecnologia de informação.

“Curitiba gasta 2% de sua receita própria com TI. Podemos dizer que a média dos municípios brasileiros seja daí para menos. Esse percentual equivale ao o que a iniciativa privada gastava em 1989. Nesse cenário percebemos como os municípios estão atrasados”, disse Miranda.

Foto: Cristiano Muniz Figueiredo – Prefeitura de Paraty

Os comentários estão desativados.