Nesta etapa, o foco das atividades se concentram na definição de projetos prioritários com um incentivo à inovação, bem como estabelecer uma governança eficiente e eficaz para esses processos
Na tarde da última quarta (06), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) deu início à terceira fase da construção do seu planejamento estratégico, que conta com o apoio da Comunitas há pouco mais de um ano. O projeto busca definir prioridades institucionais por meio de objetivos e metas para alocar recursos de forma prioritária.
Nesta nova etapa, está prevista a realização de atividades cruciais para o fortalecimento da capacidade executiva do órgão, como a definição de projetos prioritários com um incentivo à inovação, bem como estabelecer uma governança eficiente e eficaz para esses processos. Para isso, serão promovidos hackathons voltados à ideação de projetos estratégicos, visando receber propostas vinculadas à PGE e reconhecer as ideias mais transformadoras e impactantes.
Esta fase será implementada em três momentos distintos. O primeiro deles, será dedicado à definição de diretrizes e metodologias para o desenvolvimento dos projetos. O segundo, será voltado para a definição do portfólio de projetos, com foco na inovação e na integração das diferentes áreas da instituição. Por fim, a última etapa, que terá início em março, marcará o início efetivo da implementação das ações.
Na ocasião, também foi destacado o impacto positivo do projeto nas duas primeiras fases, que resultaram na definição de objetivos claros e na mudança da mentalidade da instituição, passando de uma visão fragmentada para uma compreensão mais integrada, com todas as áreas trabalhando em conjunto para alcançar objetivos comuns. Após essa etapa, a expectativa é transformar as ideias em ações concretas nos próximos anos.
Participaram do encontro de lançamento da nova fase, Maria Teixeira Alves, servidora da PGE-SP e Renata Pugliese, Procuradora do Estado. Também estiveram presentes representantes da Comunitas, como a diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação, Dayane Reis, a coordenadora de Conhecimento e Inovação, Caroline Cotta, e a coordenadora de Projetos e Relações Governamentais, Bibiana Santos, bem como integrantes do Instituto Publix (parceira técnica da iniciativa).
Renata Pugliese acredita que o projeto tem sido fundamental para a transformação do órgão, tornando-o mais inovador, eficiente e eficaz. Ela também ressaltou a importância de uma governança para o planejamento estratégico, declarando que “sem um ‘pai’ ou uma ‘mãe’ para orientá-lo, pode haver perda de foco e o não atingimento dos resultados esperados”.
Fases do desenvolvimento do projeto
Fase 1 – Diagnóstico
A primeira fase do projeto foi a realização do diagnóstico situacional da organização, a fim de entender quais são os principais obstáculos para geração de resultados dentro da PGE-SP.
Para isso, foram realizadas as seguintes atividades:
- Pesquisas e questionários junto aos funcionários da PGE-SP: O Instituto Publix promoveu pesquisas e questionários com os funcionários da PGE-SP para coletar suas opiniões e sugestões sobre o planejamento estratégico da instituição. As pesquisas foram realizadas por meio de formulários online, e-mail e outros canais de comunicação;
- Criação de um hotsite para coleta de informações: O Instituto Publix também criou um hotsite para coletar informações sobre o planejamento estratégico da PGE-SP. O hotsite foi desenvolvido com o objetivo de ser uma plataforma online onde os funcionários da instituição poderiam acessar informações sobre o projeto e participar das pesquisas;
- Levantamento de informações sobre o cenário externo: O Instituto Publix realizou um levantamento de informações sobre o cenário externo para identificar as tendências e desafios que impactam a PGE-SP. O levantamento foi realizado por meio de pesquisas, análise de dados e outros métodos;
- Workshop com as lideranças: O Instituto Publix promoveu workshops com as lideranças da PGE-SP para validar os resultados das pesquisas e priorizar os direcionamentos para o planejamento estratégico.
Fase 2 – Definição de Prioridades Institucionais
- Definição dos direcionadores estratégicos da instituição: missão, visão, valores e propósito;
- Construção dos objetivos do mapa estratégico que guiarão a atuação da instituição nos próximos anos;
- Apropriação da Metodologia: Workshops com representantes das mais diversas áreas da PGE;
- Apresentação dos Resultados:
Proposta pactuada coletivamente entre os participantes dos workshops e validação da proposta pela Procuradora-Geral do Estado de São Paulo.
Reconhecimento
Entre os dias 21 e 24 de novembro, a PGE-SP marcou presença no XXVIII Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, promovido pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD). Durante o evento, que foi realizado em Cuba, o órgão compartilhou os resultados até o momento do projeto de Planejamento Estratégico Institucional.
O evento reuniu ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas apresentadas, além de parlamentares, pesquisadores e professores de universidades e instituições especializadas, consultores, funcionários públicos e sindicalistas.
Inspiração
O processo de construção do planejamento estratégico da PGE-SP também tem servido de inspiração para outras organizações de advocacia pública, como é o caso da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Quer aprender mais sobre como se deu o processo de planejamento estratégico da PGE-SP? Baixe a nossa cartilha agora mesmo!
Sem comentários