Com o fundo #ReconstruaRS, a Comunitas contribui com os esforços para reconstruir escolas e apoiar estudantes no Estado, reafirmando a educação como um direito inalienável
Em resposta às severas enchentes no Rio Grande do Sul, a Comunitas está apoiando o governo do Estado por meio da coordenação do fundo #ReconstruaRS. A iniciativa foca no desenvolvimento de ações estruturantes, com prioridade inicial na retomada das aulas e reabertura das escolas. O fundo, cuja gestão será compartilhada com os doadores, também visa incentivar o comércio nas áreas afetadas a fim de fomentar a retomada da economia.
Com o impacto das enchentes no Estado, das 2338 escolas do Rio Grande do Sul, 790 tiveram suas atividades suspensas. Sendo que, dessas, mais de 420 delas sofreram danos estruturais e mais de 70 estão servindo de abrigo para adultos, crianças e animais. Estima-se que pelo menos 700 mil estudantes tenham ficado sem aulas.
Educação, um direito inalienável
A emergência climática afeta diretamente a educação das crianças, criando desafios importantes ao seu direito inalienável ao ensino. Desastres climáticos, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul, destroem infraestruturas escolares e desestabilizam a vida diária das crianças, forçando muitas vezes a suspensão das aulas por períodos prolongados. Além disso, as consequências da crise climática, como a escassez de recursos básicos, podem forçar as crianças a abandonar a escola para ajudar suas famílias em tarefas de sobrevivência ou trabalho, o que compromete diretamente seu aprendizado e desenvolvimento.
A interrupção no calendário escolar prejudica a continuidade e a qualidade da educação oferecida. A necessidade de reconstrução ou reparo de escolas após desastres também desvia recursos que poderiam ser utilizados para melhorias na qualidade do ensino. Portanto, assegurar que as escolas sejam capazes de resistir a desastres e que tenham planos de continuidade educacional é muito importante para proteger o direito à educação diante da crescente ameaça das mudanças climáticas.
Como ajudar?
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, já dizia Paulo Freire. Uma educação de qualidade é um instrumento importante de emancipação das pessoas, promovendo desenvolvimento socioeconômico àqueles que buscam aprender cada vez mais.
Por isso, sua contribuição é muito importante. Doe para o fundo #ReconstruaRS:
Banco do Brasil
Agência 1195-9
Conta Corrente 600.650-7
CNPJ: 03.983.242/0001-30
Para dúvidas e informações adicionais, entrar em contato reestruturaRS@comunitas.org.br
A Comunitas assume publicamente o compromisso de dar transparência às ações desenvolvidas a partir das doações para o fundo por meio de seus canais oficiais, prestando conta à sociedade civil e à iniciativa privada de como o valor arrecadado será investido no Rio Grande do Sul.
Acompanhe as notícias da Comunitas em primeira mão! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!
Sem comentários