Reunião de Governança ressalta a importância da colaboração entre os setores público e privado, com foco em projetos que visam deixar um legado duradouro para o Estado
Diversas lideranças do governo de Minas Gerais, representantes da Comunitas e membros do Núcleo de Governança da organização reuniram-se no último dia 22 para mais uma Reunião de Governança. O encontro teve como objetivo debater as ações desenvolvidas em parceria com o Estado, destacando os avanços em áreas como educação, meio ambiente e combate à pobreza. Também foi ressaltada a importância da parceria com a organização para o sucesso dessas iniciativas e para a construção de um legado duradouro para o território.
Participaram do encontro o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Portela; a Subsecretária de Gestão de Pessoas (SEPLAG), Kênnya Kreppel; o Secretário Geral, Marcel Beghini; a Secretária de Meio Ambiente, Marília Melo; o Secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga, e o seu Assessor Estratégico, Gustavo Pedroso; o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; o Superintendente de Tecnologia da Informação (SEMAD), Tiago Marliere; a Assessora do Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Elizabeth Jucá; e o Diretor de Gestão Regional da Fundação de Meio Ambiente, Vitor Salum.
Também estiveram presentes lideranças do Núcleo de Governança, a exemplo de Marcos Lutz, Diretor-presidente do Grupo Ultra; Luiz Ildefonso Simões Lopes, Vice Chair Investments da Brookfield Brasil e Solange Ribeiro, Vice-presidente da Neoenergia, bem como representantes da Comunitas, como a Diretora-presidente, Regina Esteves; a Diretora de Estratégia e Parcerias, Ronyse Pacheco, o Diretor de Projetos e Relações Governamentais, Thiago Milani, bem como os representantes
Zema agradeceu o apoio da Comunitas e destacou os projetos em andamento em Minas Gerais, especialmente nas áreas da saúde e mobilidade. O governador declarou que, “se a sua gestão terminasse hoje, deixaria um grande legado para o Estado” e expressou sua gratidão à Comunitas, afirmando que, “sem o apoio da Comunitas, não teriam avançado tanto”.
Luiz Ildefonso expressou contentamento em participar de mais uma reunião de governança com Minas Gerais e agradeceu a presença e apoio do governador, secretários e colegas da governança da Comunitas. Ele celebrou as conquistas do Estado e parabenizou Zema e sua equipe pelo trabalho feito. “A visão de futuro dos gestores mineiros, em parceria com a Comunitas, tem se traduzido em políticas públicas eficazes e sustentáveis. Essa abordagem estratégica garante o desenvolvimento contínuo e sólido de Minas Gerais”, declarou ele.
Licenciamento Ambiental
Iniciada em agosto do ano passado, o projeto, que conta com o apoio da Comunitas, busca desburocratizar o licenciamento ambiental em Minas Gerais, reduzindo o acúmulo de processos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais/Fundação Estadual de Meio Ambiente (SEMAD/FEAM). Por meio de novas metodologias e ferramentas, o projeto visa agilizar análises técnicas, otimizar processos internos e promover a eficiência administrativa, garantindo maior celeridade na resolução dos casos.
A Secretária Marília Mello enfatizou a importância da produção de laudos e os avanços para reduzir o passivo ambiental. Ela também destacou que, por meio de escuta ativa e integração com a FEAM em reuniões técnicas e workshops, foi possível amadurecer o projeto para avançar com segurança técnica.
Enfrentamento à pobreza
Em junho do ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), com o apoio da Comunitas, deu início a um projeto de mapeamento qualitativo com vistas a entender as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado, com foco em zonas urbanas.
A ideia era construir uma visão abrangente das questões enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade de sete cidades mineiras. A análise foi baseada em dados e dados obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa que contou com entrevistas e pesquisas de campo com cidadãos e servidores de equipamentos públicos entre 26 e 60 anos.
Os resultados dessa pesquisa vêm servindo de base para ações do governo, incluindo programas de geração de renda e qualificação profissional, além de iniciativas para melhorar o acesso à habitação digna e à segurança alimentar. A Secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Portela, destacou novas iniciativas para combater a pobreza com foco em mães solo, mulheres cuidadoras e jovens em situação de vulnerabilidade, como o programa Minas Forma, que oferece oportunidades de qualificação para promover a inclusão no mercado de trabalho.
Gestão compartilhada da educação – Projeto Somar
O Projeto Somar, iniciado em caráter experimental em três escolas mineiras, já demonstra resultados promissores. O projeto já impactou cerca de 2000 alunos e promoveu um aumento significativo na participação em avaliações da rede e triplicou as taxas de frequência escolar.
Além disso, o modelo proposto pelo Projeto Somar foi fundamental para elevar o desempenho das escolas, superando as médias estaduais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diante disso, o governo de Minas Gerais planeja expandir o projeto para 80 escolas, visando replicar os resultados positivos em todo o Estado.
Valorização do servidor
Já com relação ao Projeto Valores e Práticas do Governo de Minas Gerais, o objetivo é promover o desenvolvimento dos gestores públicos para a modelagem de uma nova cultura organizacional. A iniciativa visa uma maior integração e comprometimento dos servidores com o espírito público para que haja melhorias das entregas dos serviços à população.
A iniciativa, que vem sendo implementada com a expertise técnica da consultoria especializada em gestão de pessoas, Betania Tanure Associados (BTA), já impactou toda a administração direta, contabilizando mais de 5.700 gestores e 30 mil servidores até o ciclo 3, com potencial para envolver 270 mil na próxima etapa, que vai até julho do ano que vem. Também já foram realizadas diversas atividades ao longo das etapas do projeto, como conversas individuais com as lideranças, workshops com as equipes de governo, Jornadas de Cultura e Trilhas online.
A Subsecretária da SEPLAG, Kênnya Kreppel, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento de uma cultura organizacional desejada em toda a gestão pública do Estado. Ela salientou que, embora o projeto seja liderado por sua pasta, a colaboração de todos os órgãos e entidades é essencial para garantir que gestores e equipes estejam alinhados com os valores definidos, impactando a cultura organizacional de forma abrangente e consistente.
A Diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, destacou os pilares fundamentais que têm guiado a construção dos projetos em parceria com Minas Gerais: sustentabilidade, visão de futuro, responsabilidade e compromisso com a população. Regina também elogiou o excelente trabalho dos secretários e ressaltou a importância de replicar as boas práticas. Além disso, ela enfatizou a relevância da governança compartilhada e reforçou a necessidade de continuar trabalhando juntos para deixar um legado para o Estado.
Fique por dentro de todas as novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!
Sem comentários