loading

Cartilha da Comunitas detalha o processo de transformação digital da SEMAS

A jornada de sucesso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará revela como a tecnologia pode ser uma importante aliada na gestão dos ativos ambientais de um território

Crédito da Imagem: Rodrigo Meneghello/Rony Bonani

A Comunitas acaba de divulgar a cartilha “Transformação Digital nos Processos de Licenciamento Ambiental no Pará”, que faz um relato detalhado do processo de transformação digital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA). 

Clique aqui e faça o download da cartilha. É gratuito!

O lançamento do material reflete a missão da Comunitas de disseminar boas práticas e fomentar o desenvolvimento sustentável em todo o país. Compartilhando experiências bem-sucedidas e aprendizados, a organização busca fortalecer a gestão pública, ampliar impactos positivos e promover mudanças transformadoras em diversos territórios.

Ao longo dos últimos quatro anos, a SEMAS, em parceria com a Comunitas e outras organizações, passou por uma ampla reestruturação, que incluiu a revisão dos processos administrativos, a mudança da cultura organizacional da pasta e a adoção de soluções tecnológicas avançadas. “Em um cenário global de crescente demanda por soluções sustentáveis, a transformação digital da SEMAS se torna cada vez mais relevante diante do compromisso do Pará em equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental”, explicou Regina Esteves, Diretora-presidente da Comunitas.

Saiba mais – Transformação na secretaria de meio ambiente do Pará: Confira 5 iniciativas que contam com o apoio da Comunitas

Um  novo padrão para a gestão ambiental

O material detalha todas as etapas do processo de transformação digital da SEMAS, desde o diagnóstico inicial até a implementação das soluções tecnológicas e as mudanças estruturais na pasta. O objetivo é compartilhar as metodologias adotadas, oferecendo um modelo replicável para outros órgãos públicos e instituições que buscam modernizar suas operações e ampliar seu impacto.

Dentre as mudanças adotadas pela pasta, podem-se destacar a digitalização do Licenciamento Ambiental e o desenvolvimento de ferramentas de inteligência para fiscalização e monitoramento dos recursos ambientais do Estado. Essas medidas modernizaram os procedimentos internos, ampliaram o acesso, a transparência e a eficiência dos serviços ambientais no Pará, colocando o Estado na vanguarda da gestão ambiental sustentável. 

Quer transformar a gestão ambiental na sua gestão? Baixe a cartilha e inspire-se na experiência da SEMAS-PA.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *