loading

A partir dos aprendizados do projeto Replica Teresina, apoiado pela Comunitas, Petrolina (PE) implementa ações para impulsionar a educação

Inspirada pelos aprendizados adquiridos das boas práticas educacionais implementadas na capital piauiense, a cidade pernambucana desenvolve novas estratégias para fortalecer o ensino

Crédito da Imagem: Prefeitura de Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina (PE) promoveu o primeiro simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com mais de 7 mil alunos de sua rede municipal de ensino, que envolveu turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A ação faz parte do escopo do programa Escolas Campeãs, que foi reformulado a partir das influências do projeto Replica Teresina, apoiado pela Comunitas. 

O simulado, que foi realizado em junho, visou fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, fixar os conteúdos de Português e Matemática e preparar os alunos para a avaliação de fato.

Escolas Campeãs

O Escolas Campeãs foi implementado no município pernambucano ainda em 2001, voltado para bonificar professores e gestores escolares caso suas unidades de ensino obtivessem melhora no desempenho no Ideb. Entretanto, o programa foi reformulado para desenvolver ações como: 

  • Avaliação diagnóstica;
  • Sequências didáticas;
  • Simulados;
  • Atividades de retomada da aprendizagem.

De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Carvalho, a expectativa é que, com a realização dos simulados, o desempenho das escolas da rede municipal reflita todo o esforço pedagógico desempenhado pelos professores, equipes gestoras e equipes técnicas da Secretaria, na avaliação do SAEB.

Ele também salienta que toda a estrutura do programa, bem como os materiais didáticos, são pensados a partir de um panorama completo de desenvolvimento, que visam a potencialização do trabalho realizado pelos professores em sala de aula. 

Melhorias na educação

A partir dos aprendizados adquiridos por meio do Replica Teresina, Petrolina implementou iniciativas próprias para intervir nos projetos pedagógicos de suas escolas – a exemplo do próprio Escolas Campeãs, com foco em Alfabetização (2º ano), Língua Portuguesa e Matemática (5º e 9º anos), e ênfase nas provas do SAEB (antiga Prova Brasil).

Como resultado, o município obteve crescimento nos resultados do Ideb. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a cidade atingiu a nota 6,2, um crescimento de 6,9% em relação ao resultado da pesquisa anterior e 17% acima da meta de 5,3 estabelecida para o período. Enquanto nos anos finais, a cidade obteve a nota 5,2 em 2019. Um aumento de 6,1% em relação ao resultado de 2017 e 10,6% acima da meta de 4,7 estabelecida.

O que foi o Replica Teresina?

O programa Replica Teresina foi desenvolvido em 2019 pela Comunitas, com o objetivo de compartilhar as boas práticas educacionais implementadas pela capital do Piauí que modificaram o cenário da educação local. Como resultado, o município alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais brasileiras em 2017.

A experiência bem sucedida de Teresina foi compartilhada tanto com Petrolina como com Caruaru (PE) e Paraty (RJ),  com o objetivo de apoiar os municípios a buscarem alternativas de políticas educacionais que melhorassem o aprendizado das crianças. 

*Com informações da Prefeitura de Petrolina

Você gostou dessa matéria? Ao assinar a nossa Newsletter, você passa a receber mais conteúdos como esse em primeira mão!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *