Integração entre polícia foi responsável pela segurança durante os três dias de festa. Ações do Pacto Pelotas pela Paz são desenvolvidas em parceria com Comunitas
A gestão e atuação integrada entre as polícias, uma das estratégias implementadas pelo Pacto Pelotas pela Paz, deu o tom de tranquilidade para o carnaval pelotense, que terminou com nenhuma ocorrência policial registrada no período, de acordo com o levantamento realizado pelo 4º Batalhão de Polícia Militar.
Leia mais: Pela primeira vez, Pacto Pelotas pela Paz reúne todos os membros dos órgãos de segurança da cidade
A integração entre os órgãos de segurança pública foi o diferencial para manter a segurança durante os festejos, e, também, no entorno da cidade. Além disso, pela primeira vez, o policiamento contou com câmeras de monitoramento, que foram acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações Municipais da Guarda Municipal e, também, por policiais militares.
“O reforço integrado foi o que fez a diferença. As viaturas circularam durante todo o tempo e acompanharam também os trajetos de quem veio de ônibus. Isso tudo colaborou para termos um Carnaval com a maior proteção registrada até hoje”, avaliou o secretário de Segurança Pública de Pelotas, Aldo Bruno Ferreira.
Teve até o Bloco da Paz, que convidou a população a levar mensagem pacífica para o carnaval. Formado por servidores municipais e apoiado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), o bloco mostrou que a conscientização por uma cidade mais pacífica pode ser um grande tema a embalar o Carnaval.
Pacto de resultados
Iniciativa da prefeitura pelotense, com apoio da Comunitas e parceria técnica do Instituto Cidade Segura, o Pacto Pelotas pela Paz é um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade a partir de ações movidas por toda a sociedade no município.
Com poucos meses de implementação, o Pacto já mostrou inúmeros resultados positivos. Entre agosto – mês de lançamento do Pacto Pelotas pela Paz e dezembro de 2017, o número de roubos a pedestres. Por exemplo, teve uma queda de 32% e os roubos a transportes públicos caiu em 22%.
Sintetizando, nesse período, o total de crimes registrados na Polícia da cidade gaúcha – que englobam Ameaças, Roubos, Furtos, Crimes Sexuais, Lesões Corporais e Posse/Porte Irregular/Ilegal de Arma de Fogo – teve queda de 11%, saindo de 1307 em agosto para 1151 em dezembro.
Os dados foram elaborados pelo Observatório de Segurança Pública de Pelotas (2017) – criado no âmbito do Pacto, para oferecer diagnóstico detalhado sobre a situação de violência no município – usando como fontes a AVANTE Brigada Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
Com a criação do Observatório de Segurança Pública de Pelotas e mais de 70 reuniões já realizadas, o Pacto Pelotas pela Paz foi dividido em cinco eixos com atividades integradas, metas definidas e acompanhamento da eficiência de resultados: Policiamento e Justiça, Prevenção Social, Fiscalização Administrativa, Urbanismo e Tecnologia. Além disso, trabalha focos como a redução do homicídio, redução dos números de roubo de carro, prevenção a roubo de pedestres e diminuição de casos de perturbação do sossego.
Com informações da Prefeitura de Pelotas.
Sem comentários