A Comunitas tem como objetivo sistematizar o conhecimento para replicar o aprendizado em diversos territórios. Por isso, no ano de 2021, a organização lançou quatro publicações. Confira abaixo quais foram:
Reformas e Gestão de Pessoas no Setor Público – Guia Prático para Municípios e Estados a Partir das Experiências de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul
Lançado em março e produzido em parceria com a Fundação Lemann, o livro tem o intuito de sistematizar as experiências realizadas em dois estados brasileiros – a da reforma administrativa, que foi apoiada pela Comunitas no Rio Grande do Sul, e a melhoria na gestão de pessoas, que foi apoiada pela Fundação Lemann em Minas Gerais. Ambas as experiências serviram de base para um dos mais importantes cases da organização, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas.
O objetivo do material é munir lideranças públicas com informações essenciais para que realizem uma gestão, qualquer que seja o âmbito, com maior impacto e mais eficiência. Assim, a publicação busca incentivar a replicabilidade das iniciativas em outros territórios, pois explica, de maneira prática e autônoma, como tornar a máquina pública brasileira mais fortalecida e ágil.
Na publicação, é possível entender, no detalhe, o trabalho realizado pela Comunitas junto ao governo gaúcho, por exemplo. O Rio Grande do Sul vinha sofrendo com uma queda do investimento público e buscava aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A parte da reforma, que foi apoiada pela instituição, tem previsão de impacto econômico de R$ 6 bilhões ao longo dos próximos 10 anos.
Você pode baixar a publicação por esse link.
Jornada de Formação para Novos Prefeitos – Como a Comunitas Ajudou a Apoiar Líderes a Planejarem sua Gestão Durante e Após a Crise da Covid-19
A pandemia da Covid-19 foi uma prova de fogo às diversas esferas de governo. Ao mesmo tempo que os gestores públicos tinham a obrigação de manter suas populações seguras, também tinham que fazer um grande esforço para salvar a economia. E foi nesse cenário de crise sanitária que a Comunitas buscou soluções viáveis para enfrentar a pandemia – juntamente aos gestores e aos maiores estudiosos no tema de gestão pública do país. A publicação foi baseada em um dos cases da organização, a Jornada de Formação para Novos Prefeitos, e narra a história, o processo e apresenta os resultados dos municípios acompanhados.
Desenvolvida pela Comunitas, a Jornada de Formação para Futuros Prefeitos apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública. Ao todo, mais de mil pessoas participaram da Jornada, sendo que 12 municípios finalizaram o processo de 10 meses com suas transições, Agenda 100 Dias e Plano de Metas pronto.
O livro, que foi lançado em outubro, teve o apoio do Instituto Humanize e da Columbia Global Centers, a filial da Columbia University no Brasil, que conferiu certificado aos participantes da Jornada, além de mais de 50 gestores públicos e especialistas, que assumiram o compromisso de compartilhar conhecimento e experiência em prol do aprimoramento das prefeituras brasileiras. Dessa forma, o programa foi considerado um dos maiores marcos para a gestão pública em 2020.
A publicação está disponível aqui.
Mapa da Contratualização de Serviços Públicos do Brasil
O livro, que foi lançado em outubro através da parceria entre a Comunitas, o Instituno Votorantim e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é um estudo referente à consolidação de diversas experiências de parcerias firmadas entre os setores público e privado. Com o intuito de apresentar cases de sucesso e mapear os processos de contratualização no setor público, a intenção é que a publicação possa apoiar lideranças públicas com novas possibilidades para a formulação de contratos públicos, fornecendo instrumentos para os diversos âmbitos de gestão poderem governar de forma mais assertiva, não apenas medindo esforços, mas medindo resultados.
O material traz uma pesquisa inédita, realizada pela primeira vez no país, e faz um levantamento em mais de 5000 experiências aplicadas nas diversas esferas de gestão pública, incluindo empresas e organizações sem fins lucrativos. A ideia é apresentar alternativas que possam otimizar a burocracia tão comum ao ambiente público.
Para baixar o livro, acesse esse link.
Cartilha Jornada de Formação para Novos Prefeitos
A publicação, que será lançada ainda em dezembro, traz conteúdos elaborados pelos mentores da Comunitas, os mesmos que participaram da Jornada. O material aborda todas as temáticas envolvendo a gestão pública, visando o planejamento a longo prazo dos principais desafios.
Os capítulos foram formulados a partir de diferentes módulos da Jornada e montados sob uma composição específica, de modo a contemplar a abordagem integral dos assuntos. Cada um deles foi concebido de forma a garantir a coerência do conteúdo, voltado, sobretudo, à prática dos gestores públicos e de suas equipes.
Além disso, as informações contidas no material buscam traçar um panorama a respeito de cada área de atuação da prefeitura, envolvendo tópicos como contexto atual e caminhos para desenvolver diagnósticos realistas. Dessa forma, os textos, que estão repletos de referências e dados externos, são apropriados tanto para apoio do conhecimento, como para o apoio e incentivo à prática dos aprendizados.
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