Os materiais apresentam conceitos sobre mudanças climáticas, soluções práticas e perspectivas de gestores públicos para políticas de transição energética
Em um momento essencial para o planeta, a Comunitas se une ao Climate Hub | Rio, laboratório do Clima da Universidade de Columbia no Brasil, para lançar duas novas publicações: “Desafios Energéticos e o Papel da Gestão Pública Brasileira” e “Das Mudanças Climáticas para a Descarbonização Energética”. Os materiais visam fortalecer gestores públicos como agentes da transformação na construção de um futuro energético mais sustentável e resiliente.
As publicações tiveram origem a partir da formação “Mudanças Climáticas e Energia”, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano. O curso, fruto da parceria entre as organizações mencionadas acima, teve como objetivo capacitar gestores públicos a entender conceitos sobre mudanças climáticas, analisar o panorama energético do Brasil, bem como refletir sobre possibilidades para a transição das fontes de energia. Ao término do curso, os alunos entregaram artigos de conclusão de curso.
“Essas novas publicações chegam para somar aos esforços da Comunitas de apoiar a gestão pública no enfrentamento de um desafio tão complexo quanto as mudanças climáticas. As obras visam fortalecer a capacidade do setor público em lidar com essa questão, promovendo a construção de um futuro mais verde e sustentável para todos”, declarou a Diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, Dayane Reis.
Das Mudanças Climáticas para a Descarbonização Energética
A publicação “Das Mudanças Climáticas para a Descarbonização Energética” traz conteúdos apresentados na formação “Mudanças Climáticas e Energia”, como origens e impactos das mudanças climáticas, fontes de energia disponíveis e tecnologias para redução de emissões dos gases de efeito estufa.
O ebook apresenta conhecimentos validados por especialistas em Meio Ambiente e Clima do Climate Hub do Columbia Global Center do Rio de Janeiro e destaca a importância de governos de todo o Brasil se engajarem na descarbonização da matriz energética, utilizando fontes renováveis de energia e promovendo a eficiência energética. A obra também apresenta exemplos práticos de cidades que já estão implementando políticas públicas eficazes para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.
Desafios Energéticos e o Papel da Gestão Pública Brasileira
Já a publicação “Desafios Energéticos e o Papel da Gestão Pública Brasileira” destaca a importância de alinhar a gestão pública com a ciência do clima para desenvolver políticas públicas de adaptação guiadas por dados e evidências científicas, lideradas por servidores capacitados.
O material apresenta 12 artigos dos participantes da formação, ressaltando perspectivas, boas práticas e caminhos para a descarbonização. Cada capítulo explora três soluções contextuais relacionadas a temas específicos da questão climática com o objetivo de permitir que outros gestores desenvolvam planos de ação adaptados às realidades de suas cidades, promovendo a adoção de práticas mais sustentáveis e facilitando a transição para um futuro energético mais verde.
Sem comentários