loading

Comunitas e governo do Mato Grosso firmam acordo de cooperação com foco em transformação digital

A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência e a transparência da Gestão e dos serviços públicos mato-grossenses

Palácio Paiaguás. Crédito da Imagem: Mateus Hidalgo, em Wikipedia

No último dia 18, a Comunitas deu início oficialmente à parceria com o 8º estado a integrar a Rede Comunitas, o Mato Grosso (MT). O território, localizado na região Centro-Oeste, passa a contar com o apoio da organização para a realização de mudanças estruturais da máquina governamental, com foco na melhoria da prestação de serviços públicos e da qualidade de vida da população mato-grossense. 

A primeira ação a ser implementada no Estado, conta, neste primeiro momento, com  a parceria da EloGroup, com foco na transformação digital da gestão e dos serviços públicos em cinco secretarias governamentais. O projeto busca melhorar a eficiência operacional, promover a transparência, reduzir custos, facilitar decisões baseadas em dados e aumentar a resiliência a crises. Para isso, a iniciativa visa realizar uma análise ágil de eficiência e transformação digital, estruturar um mapa detalhado dessa transformação, além de lançar um programa de formação para servidores.

Participaram da reunião de lançamento do projeto o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Basílio Bezerra, e o seu Adjunto, Sandro Brandão; o Superintendente de Transformação Digital, Washington Fernando; a Coordenadora de Transformação Digital, Carolina Grzybowski; Raeline Moreira, do Jurídico da SEPLAG; Abraão Nazário, do TI da SEPLAG; Priscilla Campos, Assessora de Gabinete da SEPLAG; e Paulo Henrique, Assessor Jurídico da SEPLAG. 

Representando a Comunitas, estiveram presentes Thiago Milani, Diretor de Projetos e Relações Governamentais; Dayane Reis, Diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação; e Álvaro Rodríguez, Coordenador de Projetos e Relações Governamentais. Ademir Ribeiro e Gabriel Baracho participaram como representantes do parceiro técnico da EloGroup.

Durante o encontro, o secretário Basílio Bezerra ressaltou a importância de priorizar projetos com maior valor social, viabilidade dentro do prazo e potencial transformador. O gestor enfatizou a utilização do Banco Setorial de Transformação Digital (BSTD), que já mapeou 572 iniciativas não implementadas, além de projetos associados ao índice de oferta de serviços digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).

Etapas do projeto

O projeto será concluído dentro de um prazo de 7 meses, sendo que, neste período, serão executadas ações de diagnóstico, elaboração de roadmap, lançamento do programa e acompanhamento, bem como a execução e transformação dos projetos prioritários.

Modelo de Governança da Comunitas

A Comunitas promove um pacto entre os setores público e privado para o desenvolvimento sustentável do país. Em seus 23 anos de atuação, já implementou mais de 400 frentes de trabalho em parceria com 25 territórios, incluindo 18 cidades e outros 7 estados como Pará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Tocantins. 

Para acompanhar as ações e implementar possíveis melhorias no projeto de transformação digital do Mato Grosso, a Comunitas aplicará seu modelo inovador de governança compartilhada: Núcleo de Governança Nacional, formado por grandes CEOs de todo o Brasil, é responsável por estabelecer diretrizes e supervisionar as ações nos territórios; Comitê de Lideranças Locais, que envolve líderes empresariais e autoridades locais para promover uma governança transparente; e Grupos de Trabalho Setoriais, compostos por técnicos e especialistas que atuam na implementação e monitoramento dos projetos.

Parcerias em outros estados

A Comunitas tem um histórico de sucesso em vários estados brasileiros, implementando projetos sustentáveis para aprimorar os serviços públicos. Destacam-se a contribuição da organização para a construção da Nova Fábrica de Vacinas do Butantan em São Paulo, a gestão colaborativa do fundo #ReconstruaRS para a recuperação do Rio Grande do Sul após as recentes enchentes que atingiram o Estado, com foco inicial na educação, a parceria com o governo do Pará para a realização da 30ª edição da Conferência das Partes (COP), e o suporte ao governo de Minas Gerais no mapeamento inovador das necessidades da população em situação de vulnerabilidade, visando romper o ciclo da pobreza.

Estes exemplos são inspiradores para o Mato Grosso, que agora faz parte desse seleto grupo de estados parceiros da organização.

Saiba as novidades da Comunitas em primeira mão! É só assinar a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *