A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.
Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.
Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.
“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.
Caçapava
A Comunitas e a Prefeitura de Caçapava, município paulista, realizaram a reunião que oficializa o encerramento da Jornada de Prefeitos no último dia 18. Na ocasião, a equipe de governo apresentou à prefeita presente, Pétala do Conviver, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada.
Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de Finanças, Gestão e Planejamento, Saúde e Desenvolvimento Econômico.
Já para implementar as propostas, foi construído um quadro de metas e um portfólio de projetos prioritários, que visam tornar as ações da prefeitura mais assertivas. No quadro são definidos objetivos, valores, prazos, área responsável e gestor encarregado da função.
Entre os principais objetivos elencados pela gestão de Caçapava como prioritários, estão a geração de emprego e renda com a diversificação dos setores ativos, a instalação de um comitê de gestão financeira, a implementação de um projeto de economia circular integrado à economia criativa, e a criação de um Escritório de Projetos e Captação de Recursos.
Além disso, ainda durante a jornada, a prefeitura obteve outros ganhos, à exemplo da elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Caçapava, com o intuito de transformar a economia turística na cidade, e a implementação de ações para enfrentamento de dois grandes desafios na Saúde, como a revisão dos contratos com as organizações sociais e a reestruturação do time e da gestão de pessoas.
“É importante para a gestão que façamos planos e metas, mas considero que acompanhamento e avaliação é fundamental, pois é o que faz com que o gestor e o planejamento tenham efetivo sucesso”, disse a prefeita Pétala.
Sem comentários