loading

Descubra quais são os conteúdos mais acessados da história da Comunitas

Através de diversas iniciativas, a Comunitas está na vanguarda do desenvolvimento de programas governamentais no Brasil. A lista a seguir apresenta uma visão das principais tendências e desafios da gestão pública do país. Confira!

Casa Violeta (1º abrigo de longa permanência para mulheres, estruturado por meio do fundo #ReconstruaRS) – Sala multiuso. Crédito da Imagem: Gustavo Mansur – Governo do Rio Grande do Sul

Em meio aos diversos desafios da gestão pública, a participação de todos os atores da sociedade é a chave para a construção de políticas públicas eficientes e transformadoras. E é nesse contexto que a Comunitas se destaca como referência em produção de conhecimento e engajamento. 

A Comunitas se dedica a fortalecer as capacidades governamentais em diversos territórios brasileiros, modelando e implementando parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, o que permite a criação de políticas e práticas inovadoras na gestão pública. 

Ao longo dos anos, a Comunitas desenvolveu uma extensa lista de projetos, atuando em ações estruturantes e sustentáveis que focam no desenvolvimento socioeconômico do país. Os conteúdos a seguir revelam ações com grande destaque e essenciais para o aprimoramento da gestão pública, os desafios mais relevantes que o setor público enfrenta e as soluções inovadoras que estão sendo buscadas para superá-los.

Confira!

5 – Comunitas cria fundo para ações estruturantes no Rio Grande do Sul, saiba como apoiar

Neste momento de desafios ainda imensuráveis no Rio Grande do Sul, é preciso unir esforços para apoiar a reconstrução do Estado. Com este objetivo em mente, a Comunitas, por meio de uma governança compartilhada entre a iniciativa privada e o poder público, está apoiando o governo do RS com a coordenação do fundo #ReconstruaRS. A iniciativa foca no desenvolvimento de ações estruturantes, com prioridade inicial na retomada às aulas.

Para apoiar o fundo de ações de RECONSTRUÇÃO, pode-se transferir qualquer valor para a conta a seguir, em nome da Comunitas: 

Banco do Brasil
Agência 1195-9
Conta Corrente 600.650-7
CNPJ: 03.983.242/0001-30

Saiba mais aqui e aqui

4 – Legado: Comunitas, Governo do Estado de São Paulo e Instituto Butantan entregam obras da Fábrica de Vacinas

O quarto conteúdo mais acessado da Comunitas aborda o legado deixado pela Comunitas, Governo do Estado de São Paulo e Instituto Butantan em resposta à crise sanitária da pandemia, mostrando a importância da união de esforços entre todos os setores para enfrentar um desafio que jamais se imaginou enfrentar. 

Em março de 2022, o Centro de Produção Multipropósitos de Vacina (CPMV) foi entregue à população. As obras da nova planta, de 11 mil m², envolveram o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto e Fundação Butantan, a InvestSP e a Comunitas, que mobilizou R$ 189 milhões junto à iniciativa privada e liderou a governança e gestão do projeto. A expectativa é que o CPMV produza cerca de 100 milhões de doses de vacinas por ano, incluindo a CoronaVac com insumos totalmente nacionais, além de vacinas contra hepatite A, zika e raiva.

Regina Esteves, Diretora-presidente da Comunitas, destaca que o CPMV é um legado para São Paulo e o Brasil, aumentando a capacidade de produção de imunizantes e exemplificando a parceria entre o setor público e privado.

3 – Entrevista: Paula Mascarenhas fala sobre os legados de sua gestão em Pelotas (RS)

Em ano de eleições municipais, mais de 2200 cidades passarão por uma mudança obrigatória de prefeitos. Dentre eles está Paula Mascarenhas, atual prefeita de Pelotas (RS)

Em entrevista exclusiva para a Comunitas, a prefeita do município gaúcho abordou a importância da transição governamental, destacando a necessidade de garantir um processo transparente para assegurar a continuidade das políticas públicas e a preservação dos serviços prestados à população. A colaboração mútua e o compartilhamento de informações durante essa etapa são cruciais para garantir uma gestão eficiente com vistas a certificar que os projetos em andamento sejam concluídos, visando sempre o bem-estar da comunidade.

2 – Como a formação de lideranças públicas em economia verde pode contribuir para o avanço do Brasil, com Patricia Loyola

Por meio das formações internacionais, a Comunitas busca contribuir para a capacitação e o conhecimento técnico das principais lideranças que estão à frente da gestão de estados e municípios, bem como apresentar práticas inovadoras que já estão sendo implementadas em outros países. Dessa forma, os gestores tornam-se peças fundamentais para a transformação do setor público.

Em entrevista, a diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patricia Loyola, discorre acerca da importância dos programas de fortalecimento para a gestão pública e sobre a importância da economia verde para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

1 – Confira 7 aprendizados da formação “Como Implementar Parcerias Público-Privadas de Impacto Social”

Por fim, o conteúdo mais acessado da Comunitas diz respeito aos aprendizados obtidos na formação “Como Implementar Parcerias Público-Privadas de Impacto Social”, disponível na Plataforma Rede Juntos. E, a partir desta, foram extraídos 7 aprendizados. 

O texto destaca os seguintes insights:

  • O objetivo da contratualização é promover a equidade no acesso a serviços.
  • Os modelos de contratualização devem ser adaptados às necessidades específicas de cada política pública.
  • Gestão pública e contratualizações de longo prazo é sobre deixar legados.
  • A gestão dos contratos pode ser centralizada, mas a fiscalização é descentralizada.
  • Relação custo-benefício na escolha do ator parceiro.
  • É preciso que o edital tenha bons indicadores para a gestão dos contratos.
  • A contratualização de serviços públicos deve ser feita com a participação do mercado e da sociedade civil. 

A Comunitas lançou a formação com o objetivo de apoiar gestores públicos a decidir qual é mecanismo jurídico ideal para formalizar contratualizações que melhor atendam à necessidade da administração pública.

Acompanhe as notícias da Comunitas em primeira mão! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *