loading

Encontro de Líderes: relembre como foram as 8 últimas edições do evento

Realizado desde 2008, a iniciativa já contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais para debaterem soluções focadas no desenvolvimento do país

 

Crédito da imagem: Acervo Comunitas

Imagine um encontro que reúna especialistas de renome mundial e as principais lideranças empresariais e políticas do Brasil para debater os desafios do país e, juntos, encontrar possíveis soluções. Esse é o Encontro de Líderes, que é realizado anualmente pela Comunitas desde 2008. 

Ao longo dos 14 fóruns, mais de 80 pessoas passaram pelo palco do Encontro de Líderes, seja de forma presencial ou, mais recentemente, virtual – devido à pandemia. E os temas debatidos, foram vários – a exemplo da modernização da gestão pública nas cidades brasileiras e a superação dos desafios socioeconômicos do país. 

Dentre as lideranças que marcaram o evento, podem-se citar o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (participando de quatro edições), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, a economista, Zeina Latiff, o arquiteto e urbanista dinamarquês, Jan Gehl, e os professores da Columbia University, Mark Lilla e Jeffrey Sachs, além de muitos outros.

No próximo dia 20 de outubro, a Comunitas realizará o 15º Encontro de Líderes e, neste ano, o tema será Desafios e Oportunidades da Transição Energética e Economia Verde na América Latina, com dois palestrantes já confirmados: os professores do Centro de Política Energética Global da Columbia University, Leonardo Beltran e a Drª Luísa Palácios. 

Relembre agora as oito últimas edições do evento:

2021 – 14º Encontro de Líderes

Tema: Convergência e crescimento: o caminho brasileiro

Debater o Brasil no pós-pandemia. Esse foi o tema central do 14º Encontro de Líderes, com participação de várias lideranças dos setores público e privado. O evento debateu a importância da parceria entre os setores público e privado, bem como a importância da sustentabilidade, a preservação da Amazônia, e os investimentos a serem feitos para o crescimento da economia verde, os impactos sociais da pandemia – e de que forma as contratualizações têm agilizado as iniciativas públicas a atenderem aos anseios populares -, as saídas para o Brasil no pós-pandemia e a convergência das bandeiras políticas em prol da governabilidade do país após o próximo ciclo eleitoral.

Convidados: os governadores João Dória, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite, dos estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, respectivamente; o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o economista e professor da Columbia University, Jeffrey Sachs, além de vários líderes empresariais que fazem parte do Núcleo de Governança da Comunitas, como Luiz Ildefonso Simões Lopes, executive chairman da Brookfield, Carlos Jereissati, CEO do Grupo Iguatemi, Pedro Passos, cofundador da Natura e Regina Esteves, diretora presidente da Comunitas.

2020 – 13º Encontro de líderes

Tema: Governança público-privada e o legado para o Brasil

Com duração de três horas e a participação de mais de 200 lideranças, o 13º Encontro de Líderes debateu os desafios sociais e econômicos enfrentados pelo País durante a crise sanitária, as probabilidades para o futuro, os impactos e o legado da atuação compartilhada no enfrentamento destes desafios.

Convidados: o cientista político e professor em Stanford, James Fishkin, José Roberto Marinho, o cientista político, Fernando Schuler,  os prefeitos Raquel Lyra e Paulo Alexandre Barbosa, de Caruaru (PE) e Santos (SP), respectivamente. 

2019 – 12º Encontro de líderes

Tema: Participação ativa da sociedade civil, crescimento econômico e renovação do setor público

O crescimento do Brasil, em 2018, foi impactado fortemente por fatores como a greve dos caminhoneiros e o acirramento da crise na Argentina. A situação fiscal grave nas contas públicas e a persistente alta carga tributária também atravancam a economia. Em 2019, ainda no cenário macro, a previsão era que a tensão entre Estados Unidos e China poderia respingar no país. 

Para crescer economicamente, o Brasil precisava estimular novos modelos de governança urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social. Essas foram as grandes pautas do 12º Encontro de Líderes.

Convidados: o presidente do conselho do Credit Suisse, Ilan Goldfajn, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, os governadores Ronaldo Caiado (Goiás); Helder Barbalho (Pará) e Romeu Zema (Minas Gerais), além do prefeito Jonas Donizette (Campinas – SP) e de Rubens Ometto, CEO do Grupo Cosan.

2018 – 11º Encontro de Líderes

Tema: Superação dos desafios socioeconômicos do país

Durante o 11º Encontro de Líderes, foram realizadas duas mesas de debate. A primeira, buscou soluções para os desafios fiscais dos governos brasileiros. Já a segunda, o assunto foi a transformação da gestão pública por meio do fortalecimento de novas lideranças. 

O encontro reuniu chefes de governos municipais, como Firmino Filho, prefeito de Teresina (PI); Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE); e Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas (RS), que participaram dos programas de formação de lideranças da Comunitas. 

Convidados: além dos citados acima, também participaram do Encontro os futuros governadores brasileiros (recém-eleitos na época), como Romeu Zema, eleito em Minas Gerais; e Ronaldo Caiado, em Goiás; além do professor da Universidade de Columbia, William Eimicke, e o cientista político, Fernando Schuler.

2017 – 10º Encontro de Líderes

Tema: Inovação em Governos e governança colaborativa

O 10º Encontro de Líderes relatou experiências positivas de prefeitos selecionados pela entidade que firmaram parcerias com o setor privado no âmbito do programa Juntos, criado pela Comunitas em 2012. O programa aproxima líderes e acionistas de empresas brasileiras das prefeituras em ações que ajudem a melhorar a gestão pública – em especial, a financeira – com foco no aprimoramento dos serviços públicos.

Além disso, o convidado principal do Encontro de Líderes daquele ano foi Frederico Gutierrez, prefeito da cidade colombiana de Medellín que, outrora, foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo. No fórum, a transformação do município foi um dos principais cases apresentados para as lideranças políticas e empresariais presentes.

Convidados: o prefeito de São Paulo (SP) à época, João Doria (PSDB-SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de empresários como o vice-presidente do grupo Globo, José Roberto Marinho, Jorge Gerdau, do grupo homônimo, José Ermírio de Moraes Neto, do Votorantim, e Pedro Jereissati, do Iguatemi.

 

2016 – 9º Encontro de Líderes

Tema: Planejamento como centro das transformações das cidades

No 9º Encontro de Líderes, foi destacada a necessidade de o poder público incorporar ferramentas de gestão para construir um planejamento que, de fato, responda às necessidades do cidadão, inove e estimule a participação da sociedade na transformação urbana. 

O arquiteto e urbanista dinamarquês, Jan Gehl, falou sobre o benefício de humanizar cidades e orientá-las aos cidadãos e apresentou os cases de Copenhagen, Melbourne, Sydney e Nova York, destacando os benefícios econômicos e sociais das cidades desenhadas para pessoas. 

Também foram realizadas rodas de conversa sobre “Competitividade e planejamento de longo prazo nas cidades” e “Inovação e engajamento da sociedade na gestão pública”.

Convidados: o arquiteto e urbanista, Jan Gehl, o presidente do Banco Itaú, Roberto Setúbal, os prefeitos (à época), ACM Neto, de Salvador (BA), Jonas Donizette, de Campinas (SP) e o presidente do Conselho do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau. 

2015 – 8º Encontro de Líderes

Tema: Modernização da gestão pública nas cidades brasileiras

Em prol de uma agenda de desenvolvimento sustentável no país, a Comunitas abordou o tema do evento nos debates do 8º Encontro de Líderes. Na ocasião, foi defendida uma nova distribuição de responsabilidades e recursos entre os entes federativos, fugindo da atual, que penaliza os municípios brasileiros. A necessidade de se repensar o Pacto Federativo se justificou pelo fato de que os municípios não tinham disponibilidade financeira em caixa para realizar grandes investimentos, porém, a vida acontece nas cidades – que são competência dos prefeitos. 

Outras rodas de conversa do evento versaram sobre outros temas, como “Os desafios do Brasil para as próximas décadas” e “Oportunidades para o Brasil crescer de forma sustentável”, por exemplo. 

Convidados: o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o senador da República, José Serra, e os prefeitos de Campinas (SP), Pelotas (RS), Santos (SP) e Teresina (PI),  Jonas Donizette, Eduardo Leite, Paulo Alexandre Barbosa, e Firmino Filho, respectivamente. 

2014 – 7º Encontro de Líderes

Tema: Fortalecimento da gestão pública e o aprimoramento dos serviços oferecidos à população

Na 7º edição do Encontro de Líderes, os convidados debateram sobre a construção de uma agenda positiva de desenvolvimento para o país e a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio do envolvimento e corresponsabilização dos diferentes setores da sociedade, foco do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido e implementado nos territórios parceiros pela Comunitas. 

Além disso, também foram realizadas rodas de debates sobre gestão pública, governança compartilhada, parcerias público-privadas e o papel do investimento social corporativo no fortalecimento de políticas públicas.

Convidados: o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, o CEO do Grupo Iguatemi, Carlos Jereissati Filho, o CEO do Grupo Cosan, Rubens Ometto, o ex-governador do Rio Grande do Sul (à época, prefeito de Pelotas – RS), Eduardo Leite, e o vice-presidente e membro do conselho de administração do Itaú-Unibanco, Ricardo Villela Marino. 

 

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Comunitas!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *