loading

Especial 23 anos: Como a Comunitas evoluiu ao longo da sua trajetória

No aniversário da Comunitas, confira os eventos mais marcantes da história da organização

Governadores no palco do Encontro de Líderes 22. Crédito da Imagem: Rodrigo Memeghello

Hoje (19), a Comunitas completa 23 anos de criação. Especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, a organização celebra mais um ano de existência e conta com mais de 350 projetos implementados em colaboração com diversos territórios Brasil afora.  

Atualmente, a Comunitas tem uma atuação in loco em 6 estados brasileiros (Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco) e 15 municípios. A organização vem promovendo o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, com projetos que contribuem não só para a evolução dos investimentos sociais corporativos, mas fomentam a interação dos setores público e privado através de uma governança compartilhada

Ao longo de tantos anos de atuação e com a necessidade de responder às demandas existentes, a Comunitas implementou diversos programas, com vistas à promoção da transformação social e econômica no Brasil. A seguir, apresentamos uma linha do tempo com os marcos importantes dessa trajetória.

2000 – Criação da Comunitas

A Comunitas surgiu com o objetivo de promover o engajamento do setor privado, em parceria com o setor público, para o desenvolvimento social do Brasil. A organização surgiu em um contexto de busca por soluções inovadoras e colaborativas para os desafios enfrentados pelo país, visando fortalecer a governança, a eficiência e a transparência na gestão pública, estimulando a responsabilidade social por meio de coalizões entre os setores

2008 – Criação da Pesquisa do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC)

A pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) foi desenvolvida pela Comunitas com o objetivo de analisar e compreender o investimento social corporativo no Brasil. Como uma ferramenta de benchmarking, o BISC permite que empresas avaliem suas práticas sociais em comparação com outras organizações, compartilhando boas práticas e buscando aprimoramento contínuo. 

O BISC promove a troca de conhecimentos, incentivando a participação das empresas na responsabilidade social empresarial e estimulando a busca por soluções inovadoras. Com essa iniciativa, a Comunitas fortalece o papel das empresas no desenvolvimento social, criando uma cultura de investimento social corporativo mais sólida e impactante no Brasil.

2008 – Primeira edição do Encontro de Líderes

O Encontro de Líderes é um fórum anual promovido pela Comunitas com o objetivo de fomentar o diálogo entre líderes empresariais, governamentais e especialistas renomados, em que se busca discutir os desafios sociais do Brasil, estimulando soluções conjuntas e fortalecendo os setores público, privado e social. 

O evento funciona como uma plataforma de mobilização e networking, gerando reflexões sobre o papel das lideranças para o desenvolvimento sustentável do país e abordando temas atuais e tendências do investimento social corporativo.

Confira aqui como foi a última edição do Encontro de Líderes.

2012 – Comunitas empreende o Programa Juntos e passa a atuar com gestão pública

O Programa Juntos surge como uma resposta concreta às demandas enfrentadas pelas gestões públicas no Brasil, proporcionando soluções eficazes e sustentáveis. Com uma abordagem de governança compartilhada, o programa atua como uma ponte entre o setor público e as empresas, buscando estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar a transformação social e promover o desenvolvimento das cidades e estados brasileiros.

Por meio de capacitação, troca de experiências e implantação de práticas inovadoras, o Programa Juntos visa aprimorar a gestão pública, baseando-se em evidências e no interesse público. Ao promover a colaboração entre os setores público e privado, o programa busca fortalecer a governança, estimular a eficiência administrativa e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para as comunidades brasileiras.

2013 – Programa Juntos estabelece as duas primeiras parcerias com municípios: Pelotas (RS) e Campinas (SP)

A parceria com as cidades foi estabelecida através de um processo de diálogo e aproximação entre a Comunitas e as administrações municipais. Foram identificadas as necessidades e desafios para definir as estratégias de atuação conjunta. 

A partir daí, foi firmado um acordo de cooperação, no qual a Comunitas fornece suporte técnico e expertise em gestão pública, enquanto as cidades implementam as ações propostas. Essa colaboração busca fortalecer a capacidade de gestão e promover o desenvolvimento local com impacto social. Aliás, até hoje a parceria com os territórios é estabelecida dessa forma. 

Em 2014, o Programa Juntos já estava presente em 14 cidades brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Curitiba (PR), Joinville (SC), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Vitória (ES) e Campinas (SP). 

2015 – Comunitas se tornou case study internacional da Universidade de Columbia

A Comunitas tornou-se um case study internacional da Universidade de Columbia devido ao seu modelo de governança compartilhada e impacto no desenvolvimento social. A parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro permitiu a troca de conhecimentos e experiências, levando ao reconhecimento da organização como referência na área. 

2017 – Criação da Plataforma Rede Juntos

A plataforma Rede Juntos foi criada para promover a formação, troca de experiências e aprendizado entre gestores e servidores públicos. Seu objetivo é abordar os desafios do setor público nas mais diversas áreas da gestão pública, como por exemplo  finanças, saúde, educação e segurança, visando tornar o conhecimento autônomo e replicável

A plataforma oferece diversos formatos de conteúdo, como trilhas de aprendizado, artigos, cartilhas, boas práticas, vídeos, entrevistas e podcasts, bem como fóruns de discussão para estimular a busca conjunta por conhecimento.

Conheça a plataforma.

2018 – Comunitas expande sua atuação para estados

A Comunitas decidiu expandir sua atuação para estados devido à demanda e ao reconhecimento da efetividade de suas ações em parceria com municípios. Além disso, a organização percebeu que muitos desafios enfrentados pelas cidades também eram compartilhados pelos estados, especialmente em áreas como educação, saúde, segurança e gestão pública.

As parcerias estaduais foram firmadas com Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará. 

2020Comunitas apoia o Governo do Estado de São Paulo na construção da Nova Fábrica de Vacinas do Butantan

Durante a pandemia, o Butantan precisava construir rapidamente uma fábrica de vacinas, o que exigiu uma abordagem inovadora. Em vez de depender exclusivamente de recursos do orçamento e da gestão estatal, o governo de São Paulo optou por mobilizar recursos da sociedade. 

Convidada pelo governo estadual para participar da gestão do projeto, a Comunitas desempenhou um papel crucial na mobilização de recursos e na criação de uma governança sólida. Por meio da colaboração de 75 empresas, que doaram mais de R$ 189 milhões e forneceram serviços pro bono, como modelagem jurídica, coordenação do projeto e auditoria, a Nova Fábrica de Vacinas do Butantan se tornou uma realidade, impulsionando a produção de imunizantes no país e possibilitando um avanço significativo no combate à Covid. 

2023 – Comunitas amplia sua atuação para seis estados

No final de 2022, Raquel Lyra, ex-prefeita de Caruaru – que faz parte do quadro de territórios da Comunitas – foi eleita governadora de Pernambuco. A Comunitas apoiou Lyra durante todo o processo de transição de governo, identificando desafios prioritários que deveriam ser trabalhados em sua gestão

Com o apoio da Comunitas, uma das primeiras ações do novo governo foi realizar uma Reforma Administrativa da gestão estadual, com o objetivo de viabilizar o plano de governo e alcançar maior eficiência estatal. Além disso, já estão previstas outras frentes de atuação, como equilíbrio fiscal, e replicabilidade do Juntos pela Segurança, programa de prevenção à violência urbana implementado em Caruaru, com o apoio da Comunitas, ainda na gestão de Lyra.  

Quer acompanhar tudo o que rola na Comunitas? Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *