O programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável promoveu, nesta quinta-feira (30/07), em São Paulo (SP), mais um encontro para o intercâmbio de boas práticas. Líderes que integram o Núcleo de Governança e gestores bolsistas em cursos oferecidos pelo programa debateram desafios da gestão pública no país. Estavam presentes bolsistas da primeira turma do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), que encerram o curso em outubro, e bolsistas da nova edição do curso, a ser iniciado neste semestre.
Eles também compartilharam experiências e perspectivas em relação ao curso. Também compareceram representantes do Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo MLG, e da Universidade de Columbia (EUA), responsável pelo Mestrado em Gestão Pública, no qual também são oferecidas bolsas pela Comunitas.
A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, destacou a importância da troca de experiências promovida pelo programa. “O Juntos funciona assim. Todos construindo, compartilhando, sempre pensando no melhor para o país”.
Representando o Núcleo de Governança, participaram o presidente do Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Iesc), Carlos Jereissati Filho, o vice-presidente do Grupo Globo, José Roberto Marinho, e a vice-presidente do Instituto Votorantim, Ana Helena de Moraes Vicintin. Jereissati destacou a importância do fortalecimento da capacidade dos gestores para as administrações municipais.
“O programa Juntos tem quatro pilares fundamentais: gestão, fortalecimento, inovação e engajamento. Com o MLG e a Columbia, não atuamos apenas no fortalecimento de lideranças, mas também de gestores que vão continuar no setor público e prosseguir com os avanços”, afirmou.
“Um desafio grande que o Brasil tem pela frente é garantir a sustentabilidade dos projetos, muitas vezes prejudicados por mudanças de governo”, observou José Roberto Marinho, que reforçou a importância da continuidade de avanços e de ações bem-sucedidas.
Mudança em curso
O procurador-geral de Itirapina, Thiago Simão, um dos novos bolsistas, revelou sua expectativa com o curso. “Hoje Itirapina vive uma mudança, e a mudança é o programa Juntos. Quero ser uma força propulsora dessa mudança e, nesse contexto, o MLG será muito importante”, disse. Também estavam presentes os novos bolsistas, Fábio Ferraz, o secretário de Gestão de Santos, e sua adjunta, Rosandra Armada.
A secretária de Planejamento de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, que realizou o curso, atestou que “no MLG, especificamente, fica claro como a troca de experiências é fundamental”. Outros três gestores que cursaram a pós-graduação estavam presentes: Silvio Bernardin, secretário de Planejamento de Campinas, Fábio Nery, secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina, e Alice Maria Szezepanski, supervisora da Secretaria de Educação de Pelotas.
Provocados pela diretora-presidente da Comunitas, os alunos falaram sobre como as aulas inspiraram experiências práticas em seus municípios. Szezepanski citou o seu trabalho de conclusão de curso e sua própria experiência profissional.
Ao perceber que profissionais da educação assumiam cargos de gestão sem o devido respaldo teórico, ela propôs em seu TCC a formação de coordenadores pedagógicos com excelência. Sua expectativa é implantar o projeto em Pelotas em 2016 e, posteriormente, expandi-lo.
Bernardin lembrou que a oportunidade de integrar o programa Juntos também gera cobranças. “Ela vem, mas da forma mais republicana possível. A cobrança é pelo retorno à população, pela entrega ao cidadão”, disse.
Cursos em favor do Brasil
O diretor da Columbia Global Centers na América Latina, Thomas Trebat, destacou os esforços da Universidade de Columbia para reforçar sua interação com o Brasil e colaborar no desenvolvimento de soluções.
“Nossa meta é formar 150 servidores em 50 anos. Queremos promover uma formação de brasileiros, discutindo temas do país, um curso que tenha sotaque português”, brincou Trebat.
O diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe d’Avila, falou sobre a necessidade de a formação teórica se aliar ao conhecimento prático.
“Preenchemos uma lacuna com o MLG. A Academia no Brasil auxilia muito pouco o gestor público. E o êxito verdadeiro dessa nossa experiência será em cinco ou seis anos, quando o que for iniciado a partir de agora estará institucionalizado”.
Bolsas
O MLG é um curso de pós-graduação com aulas em São Paulo e módulo em Harvard (EUA). Foi concebido em módulos para que os participantes possam conciliar o curso com o exercício das suas funções. A Comunitas também concede bolsas para o Mestrado Executivo em Gestão Pública da Universidade de Columbia (EUA), curso também em módulos com aulas mensais no Rio de Janeiro e semanais por vídeo. Além destas aulas no Brasil, há dois meses intensivos no campus da instituição em Nova York.