As iniciativas serão desenvolvidas por meio da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas com o objetivo de engajar servidores da prefeitura
Motivação e engajamento de servidores públicos parecem ser os desafios identificados de forma mais recorrente pelas cidades participantes da Jornada de Transformação em Gestão de Pessoas. Embora os motivos que levem os servidores a experimentar descontentamento no desempenho de suas atribuições sejam diferentes em cada município, Maceió se propõe a inovar na forma de endereçar a questão.
Por meio de participação na Jornada, a capital de Alagoas chegou à conclusão de que um dos principais obstáculos enfrentados pela prefeitura em gestão de pessoas é o subaproveitamento do quadro de funcionários, que se sentem desestimulados ao exercer suas funções. Como solução para este desafio, o objetivo agora é criar uma metodologia de avaliação de desempenho com indicadores claros e metas estabelecidas, que impactem diretamente na remuneração dos servidores.
A Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas é realizada pela Comunitas, por meio do Hub de Inovação da organização, o Inova Juntos, em parceria com a Fundação Lemann. Ao todo, seis municípios participam do Programa, que está na fase de ideação e prototipação de soluções que buscam enfrentar os desafios selecionados pelas equipes na área de gestão de pessoas.
A escolha do desafio
Dentre as causas para a desmotivação de seus servidores, a capital alagoana identificou fatores como legislação de cargos e salários, ruídos de comunicação e alocação incorreta de profissionais. Portanto, para resolver o desafio escolhido durante as oficinas do Programa, a cidade decidiu que um dos possíveis caminhos é a implementação de programas de abonos por resultados, capacitação de lideranças e alocação de pessoal.
Ao desenvolver um projeto de avaliação por desempenho, a prefeitura de Maceió acredita que será possível realizar um alinhamento entre as estratégias de gestão e os resultados alcançados. Além disso, também permitirá o acompanhamento individual do servidor (sistema de feedback), com o objetivo de identificar potencialidades dos colaboradores e confirmar se as funções e atividades estão bem distribuídas.
Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, explicou que a avaliação de desempenho apresenta benefícios tanto para o servidor, como para a chefia e para a organização. “A avaliação do servidor público é uma forma de concretização do princípio de eficiência do Estado. Dessa forma, quando o servidor está bem alinhado à instituição em que trabalha, ele acaba entregando melhores serviços à população”.
Com metade da Jornada já concluída, os próximos passos serão prototipar as ideias selecionadas para enfrentar os desafios, ir a campo para testar a ideia prototipada, melhorar o protótipo e implementar o projeto piloto. O Programa tem previsão para ser concluído em outubro.
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