loading

Prefeitura de São Paulo lança programa de urbanismo social para área do bairro Pinheirinho D’Agua

A região é uma das quatro áreas prioritárias do projeto de urbanismo social apoiado pela Comunitas e enfrenta desafios como altos índices de vulnerabilidade social, precariedade habitacional e a falta de integração entre equipamentos públicos

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

A prefeitura de São Paulo lançou, no último dia 16, o programa de urbanismo social no bairro Pinheirinho D’Água, na Zona Norte, uma das quatro áreas prioritárias do projeto de urbanismo social que conta com o apoio da Comunitas para o seu desenvolvimento. A iniciativa busca implementar intervenções urbanas e desenvolver políticas públicas destinadas a regiões de alta vulnerabilidade da capital paulista, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das áreas selecionadas.

O evento marcou a inauguração de novos espaços e atividades no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Pinheirinho D’Água e da conclusão de obras desenvolvidas em parceria com o programa de urbanismo social, após consulta à comunidade local. As intervenções, que beneficiarão cerca de 52 mil pessoas, incluem canalização, plantio e a inauguração de espaços colaborativos no CEU.

O bairro Pinheirinho D’Água enfrenta grandes desafios sociais e urbanos, que reforçam a urgência de intervenções de urbanismo social para a região. Com uma área de aproximadamente 2.365.500 m², o território sofre com altos índices de vulnerabilidade, precariedade habitacional e riscos de acidentes, principalmente ao longo da Estrada das Taipas, que registra uma elevada taxa de atropelamentos. 

A região também carece de uma integração entre seus equipamentos públicos, como o Parque Pinheirinho D’Água, o CEU, e a rede de transporte, o que limita o acesso seguro e qualificado aos espaços de convivência, lazer e educação, especialmente para as crianças. A implementação de intervenções urbanísticas que melhorem a mobilidade, revitalizem áreas ociosas e ampliem espaços verdes é, portanto, essencial para atender às demandas locais e promover uma maior qualidade de vida para os moradores.

Como parte das ações previstas para a área, o Centro Educacional será o ponto central de diversas iniciativas. Além de melhorias na segurança viária, estão planejadas a requalificação de espaços públicos, a ampliação de áreas verdes e a ocupação de áreas subutilizadas, criando mais oportunidades de lazer e convivência para os moradores. O projeto inclui também a criação de rotas mais seguras e interativas para crianças e adultos no caminho até as escolas da região, com trilhas e estações educativas ao longo do percurso.

Estiveram presentes secretários e representantes de 15 pastas municipais, a exemplo do Secretário Executivo de Entregas Prioritárias, Fernando Chucre; a Secretária de Cultura, Regina Célia; o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro; e a Secretária de Inovação e Tecnologia, Maiara Carvalho. Também participaram os membros de 9 parceiros institucionais, como Ade Sampa, SP Cine, Fundação Paulistana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), bem como os emissários de 10 parceiros técnicos, a exemplo da Comunitas, por meio do Diretor de Projetos e Relações Governamentais, Thiago Milani, e a Coordenadora de Projetos e Relações Governamentais, Andressa Limpias. 

As intervenções 

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

As ações de urbanismo social no bairro Pinheirinho D’Água contemplam uma série de melhorias estruturais e ambientais para beneficiar a comunidade, como a reabertura do Parque Pinheirinho D’Água, que passou terá duas fases de revitalização, sendo que a primeira já foi concluída e incluiu reformas nas quadras, campos e parquinhos infantis, além da criação de um espaço multiuso, implantação de grama sintética no campo de futebol e qualificação de trilhas. A segunda fase do projeto terá um investimento total de R$ 6,931 milhões. No entorno, foi realizada uma obra emergencial de canalização do Córrego do Fogo/Ajuá, com 850 metros de extensão, e o plantio de 32 árvores ao longo de 400 metros do Parque Linear, onde também foi criada uma pista de caminhada permeável.

No CEU Parque Pinheirinho D’Água, foram inaugurados novos espaços, como o espaço colaborativo de coworking TEIA, o Posto de Atendimento ao Empreendedor CATE e o Telecentro, que oferece acesso a computadores e cursos de capacitação. Também foram implementados estúdios de mídia pública, como o Sampa Cast (sala de podcast pública), Sampa Áudio (gravação de música) e Sampa Vídeo (sala de cromaqui), proporcionando à comunidade acesso a ferramentas de gravação e produção audiovisual. 

Além dessas intervenções, está em desenvolvimento o Projeto de Qualificação Urbana, que visa melhorias em calçadas, vielas, escadarias e áreas verdes, com iluminação, arborização e soluções de microdrenagem para as regiões do Pinheirinho D’Água, City Jaraguá e Jardim Rincão. Outra ação importante é a regularização fundiária no Loteamento City Jaraguá, oferecendo segurança jurídica habitacional a 7 mil famílias e valorizando imóveis da área, sem custo adicional para essas pessoas.

Projeto de urbanismo social

O projeto de urbanismo social, que vem sendo desenvolvido desde setembro do ano passado com o apoio da Comunitas, visa unificar os planos estratégicos de quatro territórios, coordenando ações para transformar as condições de vida através de melhorias em espaços públicos, transporte, educação, cultura e lazer e habitação social.

Além disso, o projeto visa estabelecer modelos de gestão que promovam acordos sociais e institucionais nessas localidades, envolvendo a prefeitura, a comunidade local na gestão dos projetos e parcerias entre setores público, privado e organizações sociais para financiar e sustentar os programas a longo prazo.

O programa também inclui a implementação de urbanismo tático, intervenções de baixo custo e curto prazo no ambiente urbano, para testar ideias e soluções temporárias adaptáveis com base no feedback da comunidade e em dados empíricos. 

Além do CEUs Parque Novo Mundo e Parque Pinheirinho D´Água, ambos na Zona Norte da capital paulista, a iniciativa será expandida para os territórios do Jardim Lapenna e Jardim Pantanal, na Zona Leste.

*Com informações da Prefeitura de São Paulo 

Quer saber o que acontece na Comunitas em primeira mão? É só assinar a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *