Revista Exame aborda a importância de planejamento de longo prazo para o crescimento das cidades brasileiras. Planejamento é um dos atuais focos do Juntos em suas cidades parceiras.
A terceira edição especial de aniversário da revista Exame – a maior e mais influente publicação de negócios e economia do país – divulga o ranking das 100 melhores cidades brasileiras para viver, trabalhar e empreender. O destaque está para o desenvolvimento estratégico como ferramenta fundamental para o crescimento sustentável e inovador das cidades.
O planejamento estratégico de longo prazo é um dos atuais focos do Programa Juntos para as cidades parceiras, por considerar a iniciativa essencial na busca da excelência da gestão pública e o oferecimento de serviços de qualidade para a população, além da construção de uma gestão pública participativa e transparente.
A matéria deu destaque especial para o planejamento da capital paulista, onde o Programa de Metas – desenvolvido com apoio do Juntos, obteve mais de 23 mil sugestões da sociedade civil, recebidas por meio de audiências, plataformas digitais, e-mails, ofícios e cartas. Foi a maior participação popular desde que o Programa de Metas tornou-se exigência no município, em 2008.
Além de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Santos (SP) já receberam apoio do Juntos para planejar suas cidades em longo prazo, com participação e controle social. Não por acaso, essas quatro cidades aparecem entre as 10 melhores cidades do ranking. Em 2018, o foco do programa é ampliar para novas cidades.
Sem comentários