loading

Teresina quer aderir jovens na gestão via plataforma e-você

A prefeitura de Teresina (PI) lançou, nesta sexta-feira à noite (23), a plataforma de inovação aberta e-você, instrumento de participação popular online para a construção de políticas públicas inovadoras para as cidades.

A plataforma e-você é uma das ações realizadas por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos. Com ela, a população apresenta propostas para o poder público e debate temas importantes para a cidade.

Na capital piauiense, a plataforma Teresina e-você terá como foco inicial ações de enfrentamento à violência juvenil, principalmente na região do entorno do Parque Lagoas do Norte. O primeiro desafio proposto pela ferramenta é: Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?.

Cada cidadão pode cadastrar quantas sugestões desejar, em resposta ao desafio proposto, no link teresinaevoce.teresina.pi.gov.br . Uma comissão analisará todas as sugestões e irá selecionar 35 a serem submetidas à votação popular, também na plataforma. As 10 mais votadas serão executadas.

A Prefeitura de Teresina destinará R$ 5 mil reais para a execução de cada proposta vencedora, sob a coordenação de seu autor, e R$ 1 mil como reconhecimento pela contribuição de cada autor de proposta vencedora. Todas as propostas serão executadas na área de abrangência do Programa Lagoas do Norte

Cidadania ativa

No lançamento da plataforma, o prefeito Firmino Filho, em conversa com jovens no Parque Lagoas do Norte, da zona norte de Teresina, reafirmou a importância da ação.

“Nosso objetivo é construir uma cidade cada vez melhor por meio do diálogo com a população e é isso que a plataforma possibilita: ouvir a juventude, conhecer suas propostas para melhorar a cidade, e construir, juntos, as políticas públicas de que necessitamos”.

O prefeito também destacou a efetiva participação do cidadão na implementação das políticas públicas selecionadas.

“O autor de cada proposta vencedora coordenará a execução de sua ideia, ou seja, participará ativamente da gestão pública, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e de uma gestão pública cada vez mais compartilhada”, destacou Firmino.

Foto: Prefeitura Municipal de Teresina

Os comentários estão desativados.