Era esperado que cerca de 2 mil pessoas participassem da ação, que realizou a distribuição de kits com itens de prevenção à enfermidade e encaminhamentos para acompanhamento especializado em casos de necessidade
Durante todo o domingo (23), a prefeitura de Santos (SP) realizou uma campanha de conscientização popular sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de pele. A ação é resultado do diagnóstico oncológico realizado na cidade a partir de uma parceria entre a gestão municipal, a Comunitas e o renomado instituto A.C. Camargo Cancer Center, um dos mais importantes do mundo na área.
Ao todo, 21 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, tanto da prefeitura quanto do A.C. Camargo Cancer Center participaram da iniciativa, oferecendo orientações sobre a importância da avaliação e do cuidado com a pele.
Era esperado que cerca de 2 mil pessoas visitassem o stand montado na Avenida Presidente Wilson, na orla santista, para participar de uma autoavaliação de risco para câncer de pele. A avaliação foi realizada por meio de um questionário que analisava a probabilidade de desenvolver a doença, incluindo perguntas sobre a presença de pintas no corpo e histórico familiar de câncer de pele. Os participantes podiam responder ao formulário tanto via QR Code, em seus próprios celulares, quanto por meio de tablets fornecidos no local.
Todos os participantes, independentemente do nível de risco, foram convidados a participar de sessões informativas e interativas conduzidas por profissionais da saúde, com o objetivo de educar a população sobre a prevenção e o tratamento do câncer de pele. Aqueles identificados como de alto risco após a autoavaliação passaram por uma triagem mais detalhada através de um pequeno dispositivo, que utiliza Inteligência Artificial (IA), para analisar lesões na pele.
Além disso, foram distribuídos kits com ecobag, protetor solar, viseiras e materiais informativos e um dispositivo que indica a intensidade de raios UV presentes no local. “Estamos em uma região de alta incidência solar, então decidimos abrir as portas do nosso município para essa ação de saúde, que poderá contribuir expressivamente com a população. Estamos felizes em ter como parceiros uma instituição renomada e conhecida por seus trabalhos em oncologia”, destaca Denis Valejo, secretário municipal de Saúde.
Triagem e encaminhamento
Durante a análise de risco, 39 pessoas foram identificadas como de alta possibilidade para melanoma, a forma mais grave do câncer de pele. Os participantes com plano de saúde foram orientados a agendar uma consulta com um dermatologista, enquanto os usuários do SUS foram encaminhados à equipe de saúde de Santos para receber orientações específicas. Esses casos receberam uma identificação especial em seus folders para agilizar o atendimento com especialistas.
A triagem também considerou o local de residência dos participantes. Os moradores do município foram encaminhados diretamente a um especialista, enquanto os não-residentes receberam orientações sobre como buscar um profissional adequado em sua localidade.
Ameaça silenciosa
O melanoma é o câncer de pele mais agressivo e letal, afetando cerca de 4.600 homens e 4.300 mulheres no Brasil, representando 3% de todos os casos de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O diagnóstico tardio é desafiador, pois a enfermidade não apresenta sintomas específicos. Seu principal sinal são pintas assimétricas, de cores diferentes, bordas irregulares ou maiores que 6mm, e tende a se espalhar para outras partes do corpo (metástase). A exposição prolongada ao sol é um dos principais fatores de risco, tornando essencial a atenção redobrada em áreas litorâneas para prevenir, diagnosticar e tratar esses tumores.
Histórico da parceria A.C. Camargo e Comunitas
A parceria entre o A.C. Camargo Cancer Center e a Comunitas, iniciada em outubro de 2022, surgiu da necessidade de apoiar os municípios brasileiros a melhorarem suas redes de atendimento oncológico, visto que, de acordo com o Ministério da Saúde, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência em todo país.
A fase de diagnóstico de Santos foi iniciada ainda no ano passado, como etapa fundamental do projeto Missão A.C. Camargo. A ação tem como objetivo realizar uma análise completa da rede oncológica local, identificando oportunidades de melhoria e fortalecendo a gestão dos serviços públicos de saúde.
A Missão A.C. Camargo visa disseminar o conhecimento especializado da instituição em oncologia para todas as regiões do Brasil. O objetivo é contribuir para a redução da incidência de câncer na população brasileira e melhorar as taxas de sobrevida.
*Com informações da Prefeitura de Santos
O que você achou da iniciativa? Compartilhe suas opiniões conosco logo abaixo!
Sem comentários