loading

Com apoio da Comunitas, Santos inicia parceria com A.C. Camargo Cancer Center para fortalecer sua rede de atendimento oncológico

Iniciativa inovadora visa reduzir mortalidade e morbidade do câncer na cidade e a expectativa é que o projeto seja replicado em todo Brasil

Crédito da Imagem: Francisco Arrais (Prefeitura de Santos)

Na manhã de hoje (23), o município de Santos deu início a uma nova parceria voltada para a saúde. Dessa vez, a cidade do litoral paulista visa melhorar o atendimento oncológico aos pacientes de sua rede a partir de uma colaboração com o renomado instituto oncológico, A.C. Camargo Cancer Center, um dos mais importantes do mundo. A iniciativa, que conta com o apoio da Comunitas, visa reduzir a mortalidade e a morbidade do câncer no território.

A parceria entre a Comunitas e o A.C. Camargo para o projeto, intitulado como Missão A.C. Camargo, foi iniciado ainda no ano passado e será implementado em caráter experimental em dois municípios brasileiros, sendo eles Santos e Campinas, ambos situados em São Paulo. A ação tem como objetivo realizar um diagnóstico completo da rede oncológica local, identificando oportunidades de melhoria e fortalecendo a gestão dos serviços públicos de saúde. 

Participaram do encontro o prefeito de Santos, Rogério Santos; o secretário de Saúde, Adriano Catapreta; e o Secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz. Também estiveram presentes representantes da Comunitas, como o Diretor de Projetos, Thiago Milani, e do A.C. Camargo, como a Diretora Jurídica, Governança e Relações Institucionais, Luciana Spring; o Superintendente de Ensino e Pesquisa, José Humberto Fregnani; a Gerente de Operações, Maria Aparecida Abreu da Silva; a Supervisora de Mobilização de Recursos, Sustentabilidade e Relações Institucionais, Fernanda Mediano Nascimento; a Epidemiologista, Maria Paula Curado; e o consultor sênior, Januário Montone. 

O prefeito Rogério ressaltou a importância da parceria e destacou os projetos pioneiros que a prefeitura vem desenvolvendo com o apoio da Comunitas, como o Parque Palafitas, a macroestruturação urbana e reforma do mercado municipal, o programa Mãe Santista e o Programa Participação Direta nos Resultados (PDR). Ele enfatizou o compromisso de sua gestão em priorizar a área da saúde e expressou sua confiança na contribuição do A.C. Camargo e da Comunitas para enfrentar os desafios locais.

“Para nós, essa parceria dá certeza do caminho que a gente vem percorrendo. A saúde é a nossa prioridade. O prefeito está aqui por apenas quatro anos e nada mais do que isso, então temos que trabalhar em conjunto. Com certeza a Comunitas e a experiência do A.C Camargo vão nos ajudar bastante. A saúde de Santos é muito importante para a região”.

Missão A.C. Camargo

A Dra. Luciana Spring compartilhou a trajetória do centro de oncologia e enfatizou a importância de se buscar maneiras de impactar positivamente não apenas Santos, mas todo o país. Ela apresentou o projeto Missão A.C. Camargo, que foi desenvolvido ao longo de um ano, e destacou o compromisso em fornecer um diagnóstico especializado para a cidade.

A iniciativa, portanto, representa uma oportunidade única para Santos fortalecer sua rede oncológica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A agenda prevista para a ação vai até novembro, com o diagnóstico de oportunidades. As etapas são: 

  • Preenchimento do questionário de diagnóstico; 
  • Realização de entrevistas in loco;
  • Análise e desenvolvimento do diagnóstico; 
  • Reunião de apresentação dos resultados.

O consultor sênior, Januário Montone, enfatizou que o projeto não se trata de uma iniciativa pontual, mas sim de um trabalho de longo prazo. Ele explicou que o diagnóstico será realizado em duas fases, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, e terá como objetivo compreender o panorama da saúde pública oncológica em Santos, incluindo a jornada do paciente e a disponibilidade de recursos especializados.

“A ideia do questionário é entender o mapa de risco com relação à saúde. Em uma segunda fase, teremos entrevistas com o pessoal de linha para termos a noção do ‘mundo real’ da jornada do paciente. Isso nos trará uma visão mais ampla do processo”, declarou ele. 

Você gostou dessa notícia? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber mais novidades como essa em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *