loading

Santos dá início a projeto para transformar o tratamento oncológico na rede municipal de saúde

Em parceria com o A.C. Camargo e a Comunitas, o projeto visa avaliar o panorama do tratamento de câncer na cidade e desenvolver um plano de ação estratégico, fundamentado em dados concretos e na colaboração entre diversos atores-chave

Crédito da Imagem: Câmara dos Deputados

Na última terça (10), o município de Santos (SP), em parceria com a Comunitas e o renomado A.C. Camargo Cancer Center, deu início a uma nova fase do projeto para aprimorar o atendimento oncológico na rede pública de saúde. O objetivo é avaliar os serviços oferecidos aos pacientes com câncer e identificar oportunidades de melhoria para garantir um tratamento mais eficiente e de qualidade.

Nesta etapa, será construído um plano de ação estratégico, baseado em dados concretos e na colaboração entre diversos stakeholders. A análise detalhada da realidade oncológica de Santos permitirá identificar necessidades e desafios, levando à elaboração de um plano com metas claras e ações específicas para otimizar o atendimento.

O encontro que deu início a esta etapa contou com a participação do Secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo; da Chefe do Departamento de Atenção Básica, Carolina Ozawa; e da Chefe do Departamento de Regulação, Eloisa Galasso; junto com Joyce Cardoso, Assessora de Gabinete; Patrícia Fagueiro, Assessora de Imprensa; e Thabata Santos; todas da Secretaria de Saúde de Santos. 

Representando a Comunitas, estiveram presentes o Diretor de Projetos e Relações Governamentais, Thiago Milani; e a Coordenadora de Projetos e Relações Governamentais, Dayane Matos. Também participaram Ana Paula Pinho, Diretora de Impacto Social do A.C. Camargo Câncer Center; Maria das Graças Matsubara, Coordenadora do Programa Missão A.C. Camargo; Francílio Oliveira Santos e Rafael Alves Rodrigues Esteves, ambos da Sinergia Saúde.

As sete etapas do projeto

O projeto será implementado em sete etapas ao longo de dois meses e meio, sendo elas: 

Revisão do diagnóstico – A primeira etapa envolve uma análise detalhada da situação oncológica de Santos, com base em um diagnóstico anterior. O objetivo é identificar as oportunidades de melhoria e produzir um documento que reflita o panorama oncológico local.

Entrevistas com stakeholders – Nesta fase, serão realizadas entrevistas com stakeholders internos e externos, utilizando um roteiro pré-definido. As entrevistas, que terão cerca de 45 minutos, visam identificar macro direcionadores e riscos (financeiros e sociais), cujos resultados ajudarão a redefinir as ações prioritárias.

Co-criação – Um workshop de cerca de 8 horas será realizado com os stakeholders, onde serão discutidas as ações estruturantes do projeto. O objetivo é redefinir prioridades e identificar riscos principais para que as ações mais adequadas sejam priorizadas.

Produção do relatório – Após a co-criação, um relatório consolidará as ações definidas. Ele incluirá estudos de viabilidade econômica, além da análise dos riscos técnicos e financeiros envolvidos no projeto. A elaboração de uma matriz de materialidade também será um componente importante desta fase.

Validação – O relatório final será apresentado à diretoria e ao Grupo de Trabalho (GT) do programa Missão A. C. Camargo, que farão revisões e sugerirão ajustes, se necessário. Essa fase garante que o relatório seja revisado e ajustado com base no feedback dos envolvidos.

Entregáveis – Nesta etapa, serão entregues os produtos finais do projeto, como relatórios completos de viabilidade financeira e técnica, além de um modelo de negócios. Todos os materiais serão apresentados em formatos PDF e PPT, com versões editáveis para ajustes futuros.

Acompanhamento e ajustes – Durante toda a implementação do projeto, será feito o acompanhamento regular de seu progresso. Relatórios de status serão disponibilizados a cada 15 dias, e as reuniões de ajuste serão realizadas conforme necessário para garantir o bom andamento e a adaptação a eventuais mudanças.

Histórico da parceria A.C. Camargo e Comunitas

A parceria entre o A.C. Camargo Cancer Center e a Comunitas, iniciada em outubro de 2022, surgiu da necessidade de apoiar os municípios brasileiros a melhorarem suas redes de atendimento oncológico, visto que, de acordo com o Ministério da Saúde, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência em todo país. 

A fase de diagnóstico de Santos foi iniciada ainda em 2023, como etapa fundamental do projeto Missão A.C. Camargo. A ação tem como objetivo realizar uma análise completa da rede oncológica local, identificando oportunidades de melhoria e fortalecendo a gestão dos serviços públicos de saúde.

A Missão A.C. Camargo visa disseminar o conhecimento especializado da instituição em oncologia para todas as regiões do Brasil. O objetivo é contribuir para a redução da incidência de câncer na população brasileira e melhorar as taxas de sobrevida. 

Em junho deste ano, Santos realizou uma campanha de conscientização popular para prevenção e detecção precoce do câncer de pele, que recebeu cerca de 2000 visitantes no stand montado na orla santista e distribuiu diversos kits com itens de prevenção à enfermidade e fez encaminhamentos para acompanhamento especializado em casos de necessidade. 

Quer receber mais novidades como essa em primeira mão? É só assinar a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *