Ministrado pela prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo do curso é fomentar práticas baseadas em ciência comportamental no município paulista
Na manhã de ontem (26), a cidade de São Vicente (SP) deu início à capacitação dos servidores municipais em Nudges, metodologia que se baseia em ciência comportamental da população e análise de dados para a criação de políticas públicas. Ao todo, a oficina terá seis dias de duração e será ministrada pela Fundação João Goulart, da prefeitura do Rio de Janeiro. A Comunitas apoiou a realização da formação.
A aula de abertura foi aberta ao público e contou com a presença do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, da secretária de Planejamento e Governança do município, Talita Santos, da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, do cientista comportamental da Nudge Rio, Antônio Matheus, e da diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, Dayane Reis.
Cerca de 30 servidores, de nove secretarias diferentes, se inscreveram para participar da capacitação. No total, serão 24 horas de conteúdo programático, além de outras 12 horas de mentoria exclusiva para a Secretaria de Planejamento e Governança (SEPLAG) com foco em como estruturar um núcleo Nudge no município.
A importância da metodologia
Em inglês, a palavra nudge pode ser traduzida livremente para “cutucar”. O objetivo da metodologia é identificar formas de como levantar possibilidades aos cidadãos, por meio de gestão de dados e ciência comportamental, para que eles mesmos possam facilitar o acesso a serviços públicos.
A Nudge Rio, órgão ligado à Fundação João Goulart, é uma das referências em modernização da gestão pública e usa técnicas e modificações simples para incentivar uma mudança de postura da população e orientar um comportamento positivo.
A técnica de Nudges já apresentou resultados positivos em outros municípios onde já foi aplicado, como aumento do pagamento de impostos atrasados, trânsito mais organizado, com menos ocorrência de comportamentos indesejados, e redução de faltas em consultas médicas e serviços públicos agendados, por exemplo.
Nudges em São Vicente
A melhoria dos serviços públicos não depende apenas da gestão municipal ou dos servidores, mas também do engajamento popular. No município paulista, a metodologia apoiará a prefeitura a enfrentar alguns desafios, como a evasão escolar, o absenteísmo em consultas médicas, a inadimplência e a cultura de cata-trecos.
Replicabilidade de boas práticas
O apoio da Comunitas foi fundamental para a realização do seminário, cuja atuação incentiva a troca de experiência e conhecimento entre lideranças políticas, empresariais e acadêmicas. A expectativa é preparar os serv
idores, com exemplos de iniciativas de sucesso em outros municípios onde a metodologia Nudge foi implementada, para que se engajem para replicar os aprendizados em São Vicente.
De acordo com Dayane Reis, o método vem sendo aplicado na administração pública, tornando-se uma das ferramentas mais inovadoras de gestão. “A iniciativa prevê a elaboração de projetos e políticas com base no comportamento da população. Assim, é possível melhorar o acesso aos serviços públicos promovendo incentivos comportamentais”, definiu ela.
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