Inovação nas Jornadas, as madrinhas e padrinhos são gestores públicos ou especialistas em gestão de pessoas da rede da Comunitas que tem apoiado os municípios com seus desafios
A Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público teve o segundo encontro entre os seis municípios participantes e seus respectivos padrinhos ou madrinhas na última sexta (08). Pela primeira vez, a Comunitas traz especialistas do setor público para atuar como tutores e apoiar as cidades selecionadas com seus desafios na área de gestão de pessoas.
Até o momento, foram realizadas seis oficinas de ideação, prototipação, planejamento de teste, iteração e três mentorias. Durante esta etapa, cada equipe conta com o acompanhamento de um padrinho ou madrinha, especialistas em gestão pública ou de pessoas, que compartilham suas experiências em gestão de pessoas ao longo das atividades do Programa e podem trazer boas práticas, além de buscar interação e direção sobre os atuais desafios. Todos os especialistas fazem parte da rede da Comunitas.
No primeiro encontro, os especialistas apoiaram as equipes a priorizarem e selecionarem a ideia mais factível e de maior impacto. Já no segundo, as equipes receberam o feedback sobre os protótipos desenvolvidos pelos municípios.
“Experiências como essa, de fato, geram resultados de maior qualidade, com possibilidade de aplicação imediata pelos municípios“. Maria Muniz, Superintendente Central de Política de Recursos Humanos, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais.
A seguir, confira quem são os tutores e tutoras e os destaques do segundo encontro:
Campinas/SP: Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart da prefeitura do Rio de Janeiro.
Na Jornada, o município carioca vai criar um laboratório de inovação em gestão de pessoas. Com o apoio da mentora, a equipe testou o Manifesto do Laboratório, que apresenta a missão e eixos de atuação da iniciativa.
Além da presença de Rafaela Bastos, o encontro contou com a presença da secretária de Gestão de Pessoas de Campinas, Elaine Jocelaine, garantindo uma maior força política ao projeto da equipe.
Fortaleza/CE: Márcia Moralez, coordenadora de gestão de pessoas da Prefeitura de São Paulo
A capital do Ceará deseja criar uma cultura de feedback na prefeitura, portanto, durante a oficina com a madrinha, testaram um manual de ritos e feedback, material que tem o objetivo de estabelecer momentos de análise do andamento das atividades, promover o bem estar e motivar o servidor.
Maceió/AL: Fábio Ferraz, Secretário de planejamento e inovação de Santos
O município desenvolverá uma metodologia de avaliação de desempenho. Durante a oficina com o padrinho, a equipe testou a tabela de insumo para monitoramento de metas.
Niterói/RJ: Bruna Eboli, coordenadora do GNova pessoas da Enap
O município irá pilotar um prêmio que reconhece iniciativas inovadoras de servidores municipais. Durante a oficina, testaram o protótipo do formulário de inscrição para o prêmio.
Pelotas/RS: Maria Muniz, Superintendente Central de Política de Recursos Humanos, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
A equipe vai desenvolver um sistema de gestão de pessoas por desempenho e resultados. Durante a oficina, testaram um formulário de avaliação de desempenho focado em Agentes de Trânsito e Guardas Municipais.
Ribeirão Preto/SP: Iracema Keila Castelo Branco, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul
A equipe criará um banco de talentos atrelado a um sistema de permuta interna. Durante a oficina, testaram o formulário de inscrição de servidores buscando realocação em uma nova vaga (o teste foi focado nos agentes de administração na área de recursos humanos).
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