loading

Comunitas se reúne com Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas para apresentar projetos desenvolvidos e desenhar novas parcerias com o Estado de São Paulo

Reunião entre lideranças públicas, privadas e da organização fortaleceram o modelo de governança compartilhada e a sustentabilidade das ações

A foto mostra uma mulher falando ao centro, com vários homens sentados tanto à sua direita quanto à esquerda. No fundo, a bandeira do Estado de São Paulo

Crédito da imagem: Estado de São Paulo

Lideranças públicas de São Paulo, da Comunitas e membros do Núcleo de Governança da organização reuniram-se no último dia 12. Em período de transição governamental, em que o atual governador, Rodrigo Garcia, passa o bastão para o governador eleito, Tarcísio de Freitas, o encontro foi fundamental para apresentar tanto a organização quanto os principais resultados da parceria desenvolvida ao longo dos últimos anos para o futuro governador. 

Além de Freitas e Garcia, também participaram do encontro os futuros secretários de Saúde e Educação, a Procuradora Geral do Estado, Inês Maria, e lideranças da Comunitas, como a diretora-presidente, Regina Esteves. Representando o Núcleo de Governança, participaram líderes empresariais como Marcos Lutz, do Grupo Ultrapar, José Roberto Marinho, do Grupo Globo, Wilson Ferreira, da Eletrobrás, e Luiz Ildefonso Simões Lopes, da Brookfield. 

Regina Esteves apresentou a forma de atuação da Comunitas, explicando que a organização traz a oportunidade para os governos trabalharem desafios por meio de frentes organizadas em eixos estruturados estrategicamente, de modo que esta atuação permita apoiar, juntamente com os servidores públicos e parceiros técnicos, o desenvolvimento de soluções para os mais diversos problemas da gestão pública.

Ela também reforçou para o futuro governador que a parceria entre governo estadual e a Comunitas estabelece como contrapartida dos gestores públicos a capacidade de replicar suas ações e, principalmente, que se tornem políticas de Estado, e não apenas de governo. “Um dos pilares de atuação da Comunitas é a replicabilidade das ações. Embora estados e municípios possam ter grandes diferenças, tanto em termos de recursos quanto populacional, a nossa experiência é que os desafios são muito semelhantes. E, às vezes, a solução encontrada para um território pode ser o mesmo para o outro”, explicou Esteves. 

Parceria consolidada

Parceiro da Comunitas desde 2018, São Paulo já contou com o apoio da organização em diversas ações, a exemplo da Reforma Administrativa, aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 2021. A iniciativa, inclusive, inspirou os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul a desenvolverem e implementarem seus próprios projetos na área. 

Além disso, também foram abordadas no encontro as ações de enfrentamento à Covid-19, a exemplo do desenvolvimento de uma modelagem de uma política pública que garantiu a segurança alimentar da população mais vulnerável, bem como a disponibilização de equipamentos de UTI durante a fase mais aguda da pandemia. O Comitê de Contingenciamento da Crise disponibilizou apoio técnico especializado para adoção de protocolos, responsáveis por garantir a segurança da população durante a fase de retomada econômica no Estado. Na educação, uma plataforma online foi implementada para garantir, também, a retomada segura das aulas presenciais, por meio do monitoramento, em tempo real, dos casos confirmados de Covid-19 no ambiente escolar. 

Ainda com relação às ações de enfrentamento da pandemia, a Comunitas também apoiou a administração pública no desenho de um modelo de governança exclusivo para construção do Centro de Produção Multipropósito de Vacinas do Butantan (CPMV). O projeto mobilizou 77 parceiros, entre pessoas físicas e jurídicas, e o investimento de R$ 189 milhões, de origem totalmente privada, para as obras do CPMV, que foram entregues no final de março, em tempo recorde.

Já em 2022, a Comunitas tem apoiado a Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP) a implementar o programa de Planejamento Estratégico, com vistas a trazer oportunidade de ganhos em maturidade institucional. A iniciativa também proporcionará otimização de recursos públicos, financeiros e humanos, além de institucionalizar uma cultura de monitoramento, avaliação e revisão de estratégias que irá possibilitar uma gestão mais eficiente, estruturada em um portfólio de projetos e entregas pautadas por indicadores e metas bem definidas.

Futuro promissor 

Tarcísio de Freitas agradeceu pela oportunidade de poder testemunhar a parceria que foi desenvolvida ao longo dos anos, reconhecendo sua importância para o governo do Estado. Ele também declarou estar pronto para dar continuidade e espera desenvolver novos projetos com a Comunitas. “Considerando o brilho nos olhos dos meus futuros secretários sobre a parceria e a qualidade dos projetos apresentados, saio deste encontro cheio de ideias e inspirado para manter e desenvolver novas parcerias”. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Comunitas? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *