Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na última quinta (08), mostram que as 12 cidades que formam a rede do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, da Comunitas, evoluíram seus índices. O cálculo é feito com base no rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e no aprendizado dos alunos em português e matemática, oriundos da Prova Brasil.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita monitorar a qualidade da Educação e os avanços estabelecidos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A meta é que em 2022 a média brasileira seja 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental – que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a de países desenvolvidos.
De modo geral, as escolas municipais de ensino fundamental conseguiram atingir a média 5,3, superando a meta estabelecida de 4,8 para os ciclos iniciais (1ª a 5ª série). Já nos anos finais (6ª a 9ª série), a pontuação foi 4,1, ficando um pouco abaixo do esperado, que era de 4,3.
De acordo com o gerente de operações dos Parceiros da Educação, Marcus Costa, “O índice é interessante porque cruza duas informações importantes: o desempenho dos alunos na Prova Brasil e o fluxo de aprovações, reprovações ou desistências. Manter ambos os dados em equilíbrio significa que os estudantes estão aprendendo no período certo e que a cidade está caminhando bem”. A organização é parceira técnica da Comunitas em Paraty, onde o Ideb teve expressivo aumento de 27% nos anos finais.
Dentre os fatores que contribuem para a melhoria no ensino estão as definições de políticas próprias e a destinação de recursos – que impactam diretamente na infraestrutura das instituições de ensino, na capacitação e na valorização dos professores. Um passo importante para as cidades conseguirem avançar é manter em equilíbrio as receitas e despesas, desafio que tem onerado muitas administrações públicas.
“Desde que o programa Juntos foi criado, em 2013, temos direcionado prioritariamente suas ações para o equilíbrio fiscal das cidades, que é o pontapé principal para a melhoria da gestão e dos serviços públicos. O objetivo é oferecermos mecanismos que permitam o reajuste das contas municipais, o aumento da capacidade de investimento das prefeituras e, consequentemente, da qualidade dos serviços públicos ofertados à população, principalmente nas áreas de Educação e Saúde”, explica Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas.
Além de contribuir indiretamente para áreas importantes como educação e saúde, com ações que trazem melhorias para a administração pública, o Juntos também atua em frentes específicas, como a de Desdobramento de Metas em Educação. A iniciativa visa introduzir a cultura de gestão nas escolas e aprimorar a administração de processos nas secretarias municipais de Educação, bem como na qualidade do ensino e na obtenção de resultados positivos de aprendizagem, medidos por indicadores como o Ideb.
Projetos em Educação
Em Santos, é desenvolvido, por exemplo, o projeto Coordenadores de Pais, que estimula o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, em especial em comunidades de maior vulnerabilidade socioeconômica. A ação contribui para a melhoria do aprendizado e redução da evasão escolar e é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Secretaria de Educação, em parceria com o Juntos.
Já em Paraty, o programa propiciou a formação de coordenadores pedagógicos, a requalificação da merenda escolar, a formação continuada de professores e participou da cocriação do Plano Municipal de Educação, também elaborado em Pelotas com apoio da Comunitas e parceria técnica da Fundação Itaú Social.
Para melhorar o Ideb de Itirapina foi implementado um conjunto de ações, dentre elas a confecção do Currículo Único, com o apoio da associação Parceiros da Educação. Foram conquistadas metas de alfabetização pelos alunos do 1° ano e proficiência em português e matemática pelas turmas do 5° ano. Os trabalhos foram desenvolvidos com a parceria técnica da Falconi.
Ideb
Criado em 2007, o Ideb avalia a qualidade do ensino fundamental (1º ao 9º anos) em toda a rede de ensino (pública e privada). As notas são escalonadas de 0 a 10 e a meta do MEC é que o Brasil alcance, até 2021, a média 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. O indicador é divulgado a cada dois anos e cruza dados do rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e da Prova Brasil.
Resultados