loading

Universidade de Columbia inicia filmagem de cases do Juntos

 

img_20160914_080547341_hdr

A Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, começou a filmar, nessa quarta-feira (14), os projetos desenvolvidos pelo programa Juntos nas cidades de Paraty (RJ), Teresina (PI), Campinas (SP),  Pelotas (RS) e Curitiba (PR) que ficarão disponíveis na instituição para acadêmicos e pesquisadores em gestão pública.

A primeira parada foi em Paraty. A equipe visitou projetos e realizou algumas entrevistas para avaliar o impacto do equilíbrio fiscal e do aumento das receitas próprias da prefeitura em investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

A equipe da Universidade de Columbia, liderada por Adam Stepan, acompanhou a apresentação preliminar do Clique Saúde – uma ferramenta de acesso digital a informações públicas sobre a rede municipal de saúde, apoiada pelo Juntos.

O presidente da Colônia de Pescadores de Paraty, Márcio Alvarenga foi um dos entrevistados e destacou a importância da obra do novo Cais de Pesca, cujo projeto arquitetônico teve o apoio do Juntos. Segundo ele, o investimento aguardado havia vários anos pelos pescadores só se tornou possível porque a Prefeitura conseguiu melhorar a arrecadação própria e dialogou com a categoria sobre o melhor projeto para o setor.

“Paraty vive do turismo e da pesca. O projeto do cais vai alavancar a produção de camarão e permitir que os pescadores vendam diretamente seus produtos aos moradores e turistas, eliminando os atravessadores”, disse.

O grupo também visitou a comunidade costeira da Praia Ponta Grossa.  Nessa região, a Prefeitura deve desenvolver a última etapa do geoprocessamento, uma ferramenta de mapeamento de processos de expansão urbana e, também, de demandas por serviços públicos.

O primeiro dia de filmagens terminou com a entrevista do secretário de Finanças, Leônidas Santana, que destacou a importância da frente de Equilíbrio Fiscal implementada na cidade com o apoio do Juntos e parceria técnica da Falconi Consultores de Resultado.

Segundo Leônidas, o aumento da arrecadação própria sem gerar novos impostos foi, num primeiro momento, recebido com desconfiança pela população. Mas essa percepção foi sendo modificada ao longo do tempo, quando a prefeitura conseguiu mostrar resultados concretos com o retorno social dos impostos, como as reformas nas escolas e a instalação da UPA Municipal.

“Paraty deu um salto de qualidade na área de educação e na saúde. Mesmo com a queda nos repasses dos royalties do petróleo, conseguimos manter as contas em dia”, afirmou.

A equipe segue agora para Teresina e o término das filmagens está programado para o dia 27, em Curitiba.

Sistematização

A sistematização das boas práticas do Juntos terá duas linguagens: audiovisual e escrita. A previsão é que ambas sejam finalizadas até o fim deste ano. Columbia tem desenvolvido diversos estudos de caso para que sejam analisados por acadêmicos, como forma de difundir as experiências vivenciadas na administração pública em diversas partes do mundo.  No Brasil, as instituições de ensino também poderão ter acesso aos cases via Comunitas.

Columbia é parceira técnica da Comunitas desde janeiro de 2015, no mestrado em Gestão Pública, que incentiva a formação acadêmica de gestores públicos que são atendidos pelo Juntos, com a concessão de bolsa de estudos. A filmagem dos cases integra a frente de sistematização do programa, que tem como objetivo disseminar e replicar boas práticas para garantir a sustentabilidade das ações.

Columbia

Considerada uma das mais importantes instituições de ensino do mundo, é a mais antiga de Nova Iorque e a quinta dos Estados Unidos. Columbia tem uma Rede de trabalho integrada espalhada pelo globo, sendo que uma unidade está localizada  no Rio de Janeiro (a Columbia Global Center), para ampliar a participação de pessoas latino-americanas na universidade.

Em 1977 foi criado o  mestrado em Gestão Pública, cujo foco é em políticas e gestão pública. O curso capacita profissionais que atuam em parceria com o governo e que desejam impactar a formulação de políticas públicas. Candidatos em potencial se inscrevem e precisam ser aprovados em todas as etapas de seleção da universidade, que incluem avaliação curricular, carta de apresentação, entrevista, comprovação do idioma e três cartas de recomendação. O intuito é que os alunos venham acrescentar ao programa juntos, bem como adquirir capacitação por meio dele.

O curso tem duração de 18 meses e a primeira turma, composta por três bolsistas, se formou neste mês de agosto. As aulas foram por videoconferência e, uma vez por mês, presencialmente no Rio de Janeiro. Dois módulos foram realizados nos Estados Unidos ao longo do curso. O programa é altamente seletivo e conta com cerca de 25 servidores brasileiros por turma. A parceria reflete no fortalecimento das lideranças públicas, na promoção do conhecimento e na aplicação de práticas inovadoras por meio da troca de experiências.

 

Os comentários estão desativados.