loading

Pelotas visita Campinas em busca de boas iniciativas

Eduardo Leite participou de reunião da Frente Nacional de Prefeitos e aproveitou a ocasião para conhecer novas tecnologias na área da Saúde

O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, esteve ontem (11/11) na região de Campinas onde participou da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e também se encontrou com representantes da prefeitura local. Visitou ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Atibaia, cidade vizinha. Lá pôde conhecer, na prática, uma ferramenta tecnológica que permite a organização de processos e procedimentos a partir da classificação de risco do paciente, o que, na avaliação de Leite, “dá muito mais sentimento de real acolhimento para a população e garante o atendimento das pessoas que mais precisam”.

O prefeito planeja implantar processo semelhante nas futuras UPAs de Pelotas, previstas para o próximo ano. Se possível, a implementação poderá ocorrer já na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Bom Jesus, que será inaugurada em dezembro. “Está muito claro para nós que uma ferramenta como esta de Atibaia ou outra do mesmo porte terá que ser implementada em Pelotas.”
A ideia de conhecer a inovação partiu do prefeito, depois de tomar conhecimento de trabalho semelhante que vem sendo desenvolvido em Campinas pelo Instituto Tellus, especializado em soluções inovadoras para o serviço público. O projeto faz parte do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, liderado pela Comunitas. Pelotas e Campinas estão entre os oito municípios que participam da iniciativa. “A Comunitas é realmente uma facilitadora, que incentiva o conhecimento de boas práticas em gestão pública que possam ser disseminadas por todo o país”, disse Leite.
Em Campinas o prefeito de Pelotas pôde conhecer também uma das outras frentes do Juntos desenvolvidas pela prefeitura da cidade: o projeto para aprovação de empreendimentos imobiliários. Já em sua segunda fase, a ação tem como objetivo padronizar e agilizar o processo para a liberação de licenças imobiliárias, com regras claras. “Campinas foi pioneira nesse processo e se comprometeu a disseminar tudo o que for produzido aqui para outros municípios e queremos conhecer as experiências de quem está chegando agora, de quem vai fazer boas práticas de gestão pública. Essa é a maravilha desse programa: juntos, para melhorar a qualidade da gestão pública no nosso país”, declarou o secretário de gestão da cidade anfitriã, Silvio Bernardim.

 

Fonte: Diário Popular – Pelotas

Os comentários estão desativados.