loading

Richard Sennett fala sobre o papel das cidades em evento

O sociólogo Richard Sennett participou, na noite da última quinta-feira (27/08), em São Paulo (SP), de debate sobre o papel das cidades.

Na abertura do encontro, foi destacado o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do país.

A obra mais recente de Sennett, “Juntos: os rituais, os prazeres e a política de cooperação”, aborda a importância da cooperação para o desenvolvimento da sociedade.

O programa Juntos aposta na parceria entre a sociedade civil e os setores público e privado para o alcance da sustentabilidade do país.

Palestra

Sennett destacou a importância de uma cidade plural, em que diferentes tipos de pessoas convivam de forma próxima.

“Vivemos em cidades fechadas, um modelo que está se corrompendo. Quanto mais as pessoas estão fisicamente juntas, diariamente, mais normal parece ser a convivência”.

O sociólogo lembrou que esse modelo já é aplicado nos ambientes de trabalho. “Devemos desnaturalizar a ideia de que os idênticos devem viver juntos. Devíamos usar o modelo laboral como forma de organização da sociedade. Não está ocorrendo o que chamamos de comunidade”, alertou.

O evento foi organizado pelo Centro Ruth Cardoso. Também participaram do evento o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), José Armênio.

Foto: Centro Ruth Cardoso

Os comentários estão desativados.