loading

Em congresso de gestão pública, Comunitas destaca a importância da governança compartilhada para o avanço do país

O diretor de Projetos da organização, Thiago Milani, foi à capital federal explicar a importância da metodologia para a gestão pública e como o fortalecimento das relações entre os setores podem contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população

Crédito da Imagem: Trindade Câmara

Na última quinta (23), a Comunitas, representada pelo seu diretor de projetos, Thiago Milani, participou do I Congresso de Gestão Pública, em Brasília (DF), em que abordou, entre outros assuntos, a importância da governança compartilhada para superar os principais desafios de gestão do país. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de março e foi pensado para ser um espaço de apresentação de soluções para a modernização da administração pública no Brasil, em especial no que tange ao aperfeiçoamento da gestão fiscal e de pessoal no serviço público.

A governança compartilhada é defendida pela Comunitas desde sua criação, no ano 2000, e tem contribuído para a mobilização dos setores da sociedade (política, privada e organizações da sociedade civil), com o objetivo de fortalecer a relação entre esses atores para a elaboração de soluções conjuntas que melhoram a eficiência da gestão pública. 

Em sua apresentação, Milani também destacou como a metodologia de atuação da Comunitas contribui para o fortalecimento das lideranças públicas, incentivando governos a desenvolverem projetos sustentáveis e a implementarem melhorias contínuas que impactam tanto a gestão como a qualidade dos serviços prestados à população. 

Outro ponto abordado por ele foram os programas de formação de lideranças, realizados em parceria com instituições de renome internacional, a exemplo da Universidade de Columbia, dos EUA. “Nós acreditamos que, ao apoiarmos a formação dessas lideranças, trazendo mais conhecimento para os gestores, isso gera um impacto muito grande lá na ponta, o que melhora a gestão pública como um todo”, defendeu ele. 

Por fim, Milani abordou o compromisso da organização em disseminar conhecimento por meio de replicabilidade das ações, mentorias e sistematização de cases para que os gestores possam desenvolver iniciativas parecidas em seus territórios. 

O que é a governança compartilhada?

A governança compartilhada é a principal metodologia de atuação da Comunitas, que estimula  a parceria entre as iniciativas pública e privada, bem como academia e sociedade civil organizada, para trabalhar em conjunto, em um processo de cocriação de soluções em prol da melhoria da efetividade e da eficiência da gestão pública como um todo. 

Além disso, a Comunitas também apoia governos a estabelecerem uma governança sustentável dos projetos implementados nos territórios de sua rede, de forma que as iniciativas tenham perenidade independentemente da troca de gestão. O objetivo é que os governos se apropriem do conhecimento transmitido tanto pela organização quanto pelos parceiros técnicos para que isso fique como legado de governo, mantendo o engajamento e a melhoria da gestão nos pontos ajustados. 

“Para nós, o mais importante é trazer todo mundo voltado para essa busca pelo bem comum para a mesa. A expertise de administração do setor privado, em parceria com governos que atuam de forma transparente, é fator fundamental para o sucesso das ações que apoiamos nos diversos territórios em que atuamos. Dessa forma, quando se consolida uma parceria entre as iniciativas pública e privada, isso tende a melhorar a gestão pública como um todo, além de agregar bastante para a melhoria dos serviços públicos”, explicou Milani. 

Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *