loading

Descubra 10 curiosidades sobre a Comunitas que você provavelmente não sabe

Depois de mais de 20 anos de atuação, confira algumas das histórias que a Comunitas tem para contar. Descubra algumas delas abaixo

No palco do Encontro de Líderes 2022, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e o presidente do conselho administrativo do Grupo Cosan, Rubens Ometto Silveira de Mello. Crédito da imagem – Rodrigo Memeghello

A Comunitas surgiu com o objetivo de contribuir para a modernização da gestão pública por meio do aprimoramento dos investimentos sociais privados. Assim, ao estimular o engajamento tanto da iniciativa privada quanto da sociedade civil, a organização atua em prol de uma administração pública eficiente

Ao longo dos seus mais de 20 anos de atuação, a Comunitas acumulou na bagagem aprendizados, parceiros, reconhecimento e muita história para contar. Portanto, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a Comunitas que você provavelmente não sabe. 

1 – A Comunitas já atuou em mais de 400 frentes em todas as regiões do Brasil

Por meio do Programa Juntos, a Comunitas já desenvolveu mais de 400 frentes de trabalho em parceria com estados e municípios espalhados nas cinco regiões do país. 

Dentre as temáticas desse extenso currículo, foram desenvolvidas ações em áreas como:

  • Econômica – Desenvolvimento econômico local e fomento ao ecossistema de inovação
  • Gestão – Finanças públicas, planejamento estratégico, modernização da administração e gestão de pessoas.
  • Serviços Públicos – Saúde, segurança, educação e saneamento básico, por exemplo
  • Fortalecimento de Lideranças –  Por meio de Jornadas de conhecimento, bolsas de estudo, formação internacional, parcerias institucionais com a academia e ações de conexão e inspiração. 

2 – A Comunitas já virou estudo de caso na Universidade de Columbia

Devido ao seu modelo inovador de atuação, que estabelece um “pacto” entre todos os setores da sociedade (iniciativas pública, privada, sociedade civil organizada e academia), a Comunitas tem apoiado diversos territórios a encontrarem soluções sustentáveis e perenes para os desafios da gestão pública. 

Em 2015, a Universidade de Columbia, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, acompanhou o Programa Juntos no desenvolvimento de suas ações, analisando os projetos e realizando uma série de entrevistas com gestores das prefeituras e sociedade civil, além de líderes da governança do Juntos e com a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

Atualmente, a metodologia da Comunitas – e do Programa Juntos – é utilizada em salas de universidades do mundo inteiro. 

Você pode saber mais sobre o assunto aqui.

3 – Grandes líderes empresariais do país fazem parte da Comunitas

O Núcleo de Governança da Comunitas é formado por alguns dos maiores líderes empresariais brasileiros, que assumiram o compromisso de apoiar a administração pública a tornar-se mais eficiente, resultando no desenvolvimento do país.

Esses líderes são também responsáveis por acompanhar os resultados dos projetos em cada governo, mirando na ampliação dos impactos das iniciativas desenvolvidas. E juntamente com a iniciativa privada local, a sociedade civil e, claro, os gestores públicos, são incumbidos de manter a sustentabilidade e perenidade das ações desenvolvidas.

Você pode entender melhor sobre o nosso Núcleo de Governança aqui.

 4 – A Comunitas fez parte da articulação e construção da nova Fábrica de Vacinas do Butantan

Um dos maiores legados da Comunitas foi a mobilização, articulação e construção do Centro de Produção Multipropósito de Vacinas (CPMV) ou, como é mais conhecido, a nova Fábrica de Vacinas do Butantan. 

O projeto, que surgiu ainda em meados de 2020, contou com a participação da Comunitas tanto na governança quanto na liderança – juntamente com o Governo de São Paulo e do Instituto Butantan, para a mobilização de quase R$ 190 milhões junto à iniciativa privada para a construção do empreendimento, que foi entregue em março do ano passado. 

A governança do trabalho foi formada por 12 membros, sendo seis do setor público e seis da iniciativa privada – incluindo a participação de Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. 

5 – O Programa Juntos surgiu a partir de uma demanda do BISC 

Em 2012, a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes que, naquele momento, estavam pensando “qual é a Agenda Brasil, o que é possível fazer em conjunto, como uma coalizão, e que ultrapassasse a esfera de apoiar não apenas projetos, mas sim uma agenda que fosse mais sustentável, estruturante e de longo prazo”? Daí, então, surge a ideia do Programa Juntos. 

O grupo desenvolveu um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais.

Inicialmente, o Programa, que completa uma década neste ano, começou sua atuação junto a municípios – alguns dos quais ainda fazem parte da iniciativa, como Paraty (RJ) e Campinas (SP), por exemplo.

Após alguns anos de experiência acumulada, foi possível ampliar a atuação do Juntos em 2017 para alguns estados, como Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pará e, mais recentemente, Pernambuco. 

6 – O BISC é a primeira e única pesquisa do Brasil com periodicidade anual que identifica padrões do ISC

Realizado desde 2008, o Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) orienta as empresas e os seus institutos e fundações na gestão da responsabilidade social, com foco na ampliação da qualidade e do impacto do investimento social corporativo (ISC).

A pesquisa é realizada a partir de coleta de dados junto às empresas parceiras, formando uma Rede robusta de troca de experiências e grupos de debates. Além disso, devido à sua longevidade, com 15 edições já publicadas, o BISC também funciona como fomentador do debate e produtor de conhecimento nos campos do ISC e da responsabilidade social corporativa, trazendo temas relevantes da agenda corporativa internacional para o cenário brasileiro.

Você pode baixar a versão completa da última edição da pesquisa aqui, é gratuito!

7 – A Plataforma Rede Juntos é uma das maiores plataformas do país em conteúdo para gestores públicos

A Plataforma Rede Juntos surgiu, em 2017, com o objetivo de ser um espaço colaborativo, em que gestores públicos de todo país podem compartilhar experiências entre si, para inspirar a criação de políticas públicas e promover a replicabilidade de boas práticas de gestão. 

Para isso, o espaço reúne, em um só lugar, a sistematização de todas as ações desenvolvidas e implementadas por meio do Programa Juntos nos territórios parceiros, além de artigos, publicações e diversos outros materiais para que o conhecimento possa chegar a diversos gestores Brasil afora.

E o melhor: tudo isso de forma 100% gratuita.

8 – A diretora-presidente da Comunitas já foi reconhecida como uma das 20 mulheres mais influente do Brasil pela revista Forbes

Os mais de 20 anos de experiência da Comunitas foi destaque na revista Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo. 

Devido à sua atuação à frente da Comunitas, de intensa mobilização junto à iniciativa privada para apoiar estados e municípios no enfrentamento da crise sanitária, a empreendedora social e diretora-presidente da organização, Regina Esteves, foi considerada uma das 20 mulheres de sucesso de 2020 pela publicação brasileira.

9 – A Comunitas já recebeu 11 prêmios ao longo de 22 anos

Devido à sua expertise, que alia pioneirismo e inovação para promover melhorias dos serviços públicos, não só a Comunitas, como os projetos desenvolvidos em parceria com os territórios da rede, já receberam 11 prêmios e reconhecimentos

Dentre esses, podem-se destacar a já mencionada premiação da revista Forbes Brasil e o Prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de São Paulo, na categoria “Legado Pós-Pandemia”, ambos concedidos à Regina Esteves. 

10 – A Comunitas realiza anualmente um evento onde já participaram grandes nomes como Fernando Henrique Cardoso, Cármen Lúcia,  Jan Gehl e Jeffrey Sachs

O Encontro de Líderes, evento realizado anualmente pela Comunitas, é um fórum exclusivo, que possui o objetivo de reunir grandes lideranças públicas e privadas do Brasil, além de especialistas de renome internacional, para debater soluções para os principais desafios do país. 

Ao longo de 15 edições do evento, já foram debatidos temas da administração pública, como inovação, governança compartilhada, investimentos sociais, parcerias público-privadas e transição energética. 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *