Com o apoio da Comunitas, a gestão santista trabalha para possibilitar a redução das desigualdades no munícipio
Lideranças da Comunitas participaram de mais uma Reunião de Governança com membros da prefeitura de Santos (SP). No encontro, foram debatidos os principais resultados das ações que contam com a parceria da Comunitas, a exemplo do programa Mãe Santista, que apoiou a cidade na redução da taxa de mortalidade infantil para o menor índice desde 1990, e a reforma do Mercado Municipal, que encontra-se na fase de licitação da primeira etapa das obras.
Além disso, foram abordados os avanços da implementação do futuro Parque Palafitas, projeto que prevê a construção de moradias seguras sobre as águas, em substituição às residências feitas de material que se deterioram com o passar do tempo e estão sujeitas à submersão. O Parque é uma das ações que fazem parte das estratégias desenvolvidas para a reformulação urbanística de Santos.
Com frequência trimestral, os encontros fazem parte da metodologia de atuação da Comunitas e são fundamentais para se verificar os status das frentes apoiadas pela organização localmente, bem como identificar desafios e soluções para cada problema de gestão apresentado. Participaram da reunião representantes da Comunitas, como Regina Esteves, diretora-presidente da instituição, e membros do Núcleo de Governança, como Marcos Lutz, CEO do Grupo Ultra.
Marcos Lutz, líder do Núcleo de Governança da Comunitas, salientou o orgulho que sente em fazer parte da Comunitas, apoiando os diversos territórios da organização a superar grandes desafios da gestão pública. “A nossa motivação é estimular parcerias entre a iniciativa privada e governos, tanto no âmbito municipal, quanto estadual, para melhorar a gestão pública. O resultado disso é o desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Mortalidade infantil
O município paulista comemorou a menor taxa de mortalidade infantil de sua história. Com índice de 6,8 mortes a cada mil bebês com menos de um ano de vida, o resultado levou em consideração a média dos 1481 nascidos vivos e 11 mortos, acumulados do período de janeiro a maio de 2022.
O resultado da cidade foi possível devido à criação de políticas públicas destinadas aos cuidados básicos da mãe e bebê, a exemplo do Mãe Santista, que contou com o apoio da Comunitas ao longo de seu desenvolvimento e implementação entre os anos de 2015 e 2016.
Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, destacou a relevância de utilizar recursos privados, pois dão agilidade e também funcionam como indutores de políticas e investimentos públicos que refletem diretamente na vida da população. “Eu acredito na responsabilidade de todos os atores sociais para o progresso do país. Se as pessoas querem um desenvolvimento que seja sustentável, que seja coerente, que tenha futuro e que seja possível na administração pública, nós temos que imaginar que todos os setores têm que ter o seu papel, que todos os setores são responsáveis”.
“Temos, em Santos, a oportunidade de construir um case com impacto importante na redução de desigualdades”. Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas
Reforma do Mercado Municipal
No âmbito do projeto de Macroestruturação de Santos, as ações de reforma do Mercado Municipal foram divididas em três etapas, sendo a primeira delas prevista para iniciar no próximo mês. O projeto, que contou com a parceria da Comunitas ao longo das etapas de planejamento e projeto executivo, encontra-se em processo licitatório da primeira fase das obras.
Com a reforma do Mercado, o objetivo é trazer revitalização para a uma região vulnerável da cidade e oferecer novas oportunidades de negócio e lazer à população. O investimento do restauro, tanto no equipamento, quanto no entorno, está estimado em mais de R$ 35 milhões, oriundos de doações de empresários locais e do Departamento Estadual de Apoio aos Municípios Turísticos, o que mostra o comprometimento de lideranças empresariais com as transformações sociais.
Parque Palafitas
Também no âmbito do projeto de Macroestruturação de Santos, o projeto Parque Palafitas obteve avanços importantes quando a prefeitura firmou parcerias com empresas portuárias para a realização de um projeto executivo de uma área piloto que impactará 50 famílias.
Com o projeto executivo, a prefeitura entrará em etapa de captação de recursos para a implantação do piloto que, além da construção de residências sobre as águas, também prevê prédios na área continental, que visam o adensamento populacional, instalação de infraestrutura e preservação do mangue.
O prefeito da cidade paulista, Rogério Santos, salientou como a parceria com a Comunitas possibilita pensar as ações municipais de forma estratégica, com apoio técnico e credibilidade. “Acreditamos que Santos tem um potencial enorme para ser um laboratório de inovação e para a redução das desigualdades e sabemos que podemos continuar contando com o apoio da Comunitas”.
Sem comentários