loading

Mudança cultural na gestão pública é tema de seminário

O presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe d’Avila, falou nesta sexta-feira (12) sobre o que a sociedade espera de uma nova gestão pública: determinação para mudar hábitos, criatividade, iniciativa, rapidez na solução dos problemas, eficiência e sem aumento tributário. D’Avila abriu o Seminário Fundamentos de Lideranças Públicas, promovido pela Prefeitura em parceria com o CLP, parceiro técnico da Comunitas, organização da sociedade civil, de caráter apartidário.

Realizado no Centro Universitário Lusíada (Unilus), o seminário integra o projeto Eficiência Coletiva, que faz parte do programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Comunitas com foco na melhoria da gestão pública. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que destacou que Santos é uma das doze cidades do País onde serão desenvolvidas experiências em gestão pública capazes de servir de modelo para outros municípios.

Ao todo participaram cerca de 300 gestores municipais, entre secretários, secretários-adjuntos, chefes de departamentos, coordenadores e assessores.

Caminhos

Felipe d’Avila dividiu sua exposição em tópicos para mostrar o que se espera das lideranças e apontou o caminho a ser trilhado. Listou três desafios: fazer as pessoas enfrentarem a realidade e definir metas; estar disposto a correr riscos políticos para promover uma mudança cultural; e institucionalizar essa mudança.

Ele usou como exemplo de mudança o Plano Real, adotado em 1994 para combater a inflação. Lembrou que durante 20 anos os economistas trataram da questão apenas de forma técnica e sempre deu errado. “O Plano Real não tinha só embasamento técnico, ele pressupunha a adesão voluntária da sociedade. Podia ter dado errado, mas o presidente FHC (Fernando Henrique Cardoso) assumiu os riscos, o plano deu certo e a inflação foi derrubada e surgiu o Real”.

Outro exemplo de sucesso foi a implantação da Embraer, em São José dos Campos, e que ao longo do tempo transformou a cidade em um polo tecnológico.

Casos de inovação na gestão pública são apresentados

Exemplos de sucesso de inovação na gestão pública também foram apresentados no seminário. A diretora vice-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, Emília Paiva, explicou o funcionamento e iniciativas do setor criado em 2011 para cooperação com as secretarias de Estado.

Entre elas está o Seed, programa de desenvolvimento de startups e empreendedorismo, que tem ajudado a atrair e a desenvolver startups em Minas Gerais, sendo reconhecido pela Bloomberg Foundation como um dos grandes projetos de inovação do mundo. Outra medida de destaque foi a criação do site DataViva, plataforma digital que reúne dados de importação, exportação e estabelecimentos de empregos dos municípios brasileiros.

Já o gerente geral do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Tadeu Barreto, abordou o tema ‘Gestão Pública – Institucionalização e Continuidade’. “A partir de lideranças comprometidas, pessoas adequadas na execução e implantação de metas, é possível promover melhorias na gestão pública”, destacou Barreto.

 

(Fonte: Prefeitura Municipal de Santos)

Os comentários estão desativados.