O projeto, que conta com o apoio da Comunitas, foi apresentado em evento do CLAD com vistas a promover iniciativas inovadoras da gestão pública Iberoamericana
Entre os últimos dias 21 e 24, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) marcou presença no XXVIII Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, promovido pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD). Durante o evento, que foi realizado em Cuba, o órgão compartilhou os resultados do projeto de Planejamento Estratégico Institucional, desenvolvido em parceria com a Comunitas e expertise técnica do Instituto Publix.
A instituição realizou sua exposição durante o painel “Diagnóstico para uma gestão pública embasada em evidências: instrumentos, experiências e boas práticas aplicadas às organizações e políticas públicas”. Neste contexto, também foram compartilhados projetos do Tesouro Nacional, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e Governo do Ceará.
O evento reuniu ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas apresentadas, além de parlamentares, pesquisadores e professores de universidades e instituições especializadas, consultores, funcionários públicos e sindicalistas.
De acordo com a Coordenadora de Administração da PGE-SP, Renata Pugliese, o evento é uma boa oportunidade para conhecer iniciativas inovadoras na gestão pública Iberoamericana. “Enfatizamos, na nossa apresentação, a importância de a PGE-SP ter elaborado o seu planejamento estratégico com base em um profundo diagnóstico institucional, que contou com ampla participação de servidores da carreira”, declarou ela.
Planejamento Estratégico da PGE-SP
Com 76 anos de existência, a PGE-SP identificou a necessidade de realizar um planejamento estratégico, visando a implantação de ferramentas modernas de monitoramento de metas e indicadores de longo prazo para a instituição. Para isso, o órgão promoveu ações de escuta ativa junto aos seus funcionários, por meio de pesquisas e questionários. Mais de 870 funcionários da PGE-SP participaram do estudo.
O trabalho que a Comunitas vem realizando junto à instituição foi iniciado em agosto de 2022 e já proporcionou o diagnóstico organizacional e definição das prioridades institucionais. Além disso, dentre as principais realizações do projeto, destacam-se benchmarks nacionais e internacionais, entrevistas internas e externas, mais de 40 workshops e seminários com a participação de mais de 150 pessoas. Ademais, foram estabelecidos indicadores e metas para os próximos quatro anos de governo, apoio na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e criação de um site e portal para comunicação interna e externa.
O impacto dessas iniciativas é o fortalecimento institucional da PGE-SP, com foco no longo prazo. O engajamento e a participação de todos os envolvidos são aspectos fundamentais, assim como a otimização dos esforços, indo além da abordagem tradicional das atividades. A última etapa do projeto, já em desenvolvimento, será a construção do portfólio de projetos estratégicos.
*Com informações do Governo de São Paulo
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