loading

Planejamento das cidades é debatido em encontro do Juntos

O segundo dia do 7º Encontro de Comitês Gestores foi iniciado, nesta quinta-feira (3/03), em Juiz de Fora (MG), com um debate sobre o planejamento estratégico das cidades. O secretário de Gestão de Santos, Fábio Ferraz, apresentou o projeto que está sendo implementado na cidade, em parceria com o programa Juntos.

Ferraz explicou que há a necessidade da estruturação de três vetores principais para a implantação do Santos 500, como é chamado o planejamento para os próximos 30 anos.

“Em primeiro lugar, um Escritório de Gestão de Projetos (EGP), que aprendemos a importância, inclusive, com o Juntos. Em seguida, o planejamento estratégico propriamente dito, sua elaboração a partir do diagnóstico da cidade. Por fim, o Conselho da Cidade”, disse.

O Conselho será formado, em um estágio inicial, por mais de 100 pessoas, incluindo agentes econômicos, representantes de organizações da sociedade civil, formadores de opinião no cenário político de diferentes correntes políticas e pessoas notáveis.

“É importante mostrarmos para a população que este não é um projeto da prefeitura, mas da cidade. Claro que, com o Juntos, a prefeitura é uma indutora. Mas o ideal é que em um segundo momento a população venha a se empoderar com o planejamento, e a prefeitura apenas colabore”.

Conselho

O secretário de Governo de Juiz de Fora, José Sóter Figuerôa, relatou a tentativa de implantação de um planejamento na cidade no passado.

“À época, o erro foi o planejamento estratégico ter sido associado a uma pessoa. Assim, ele teve uma cara, passou a ser conhecido como o planejamento de alguém e perdeu legitimidade”, disse.

O presidente do Instituto Votorantim, Clóvis Carvalho, parceiro do Juntos, relatou os esforços para a elaboração de um planejamento em Sobral (CE), cidade onde o Instituto atua.

“Temos uma participação grande de organizações da sociedade civil em Sobral. Mas uma preocupação é sobre como envolver a juventude nesse processo. Acho que as redes sociais são um caminho, temos que nos comunicar com os jovens como eles fazem”.

Ferraz lembrou a importância da representação legítima, por meio da participação de diversos segmentos e correntes ideológicas.

“O conselho tem que ter o maior número de representação possível, mas focado na qualidade, não na quantidade, respeitando todas as vertentes do pensamento político, econômico e social”, afirmou.

O coordenador de Estratégia e Gestão da Prefeitura de Pelotas, César Mendes, alertou sobre a importância dos perfis para composição do conselho.

“O conselho é para ser simples, não complexo. O perfil dos seus componentes talvez seja o mais importante para seu devido funcionamento, assim como uma renovação permanente. É necessária a perspectiva de alteração constante”.

Juntos

O 7º Encontro de Comitês Gestores foi aberto nesta quarta-feira (2/03), pelo prefeito Bruno Siqueira. Ao longo de dois dias, gestores públicos das cidades parceiras do programa Juntos trocam boas práticas e debatem problemas comuns às administrações municipais.

O encontro é promovido pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do país.

Os comentários estão desativados.