loading

Com o apoio da Comunitas, projeto de inovação na educação e mudança da cultura organizacional avançam em Minas Gerais

Além disso, o Estado encerra o ano com superávit de mais de R$ 2 bilhões, analisa mudanças no licenciamento ambiental e quer atuar no enfrentamento da pobreza

A foto mostra alunos adolescentes sentados em carteiras escolares

Crédito da imagem: Governo do Estado de Minas Gerais

No último dia 13, lideranças públicas de Minas Gerais, da Comunitas e membros do Núcleo de Governança da organização reuniram-se para debater as ações desenvolvidas em parceria com o governo mineiro. Os projetos Somar, que, atualmente, está em fase experimental e foi implementado em três escolas, e Valores e Práticas, cuja segunda fase foi iniciada em março, foram os destaques do encontro. 

Minas Gerais também encerra o ano com superávit orçamentário de mais de R$ 2 bilhões, resultado que não era visto desde 2012. Além disso, durante o encontro, a gestão mineira analisou as possibilidades na área de licenciamento ambiental e apresentou propostas para o enfrentamento e redução da pobreza. 

Participaram da reunião o governador do Estado, Romeu Zema; o secretário da Fazenda, Gustavo Barbosa, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga; a secretária de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo; e a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel Dias Duarte. 

Também compareceram ao encontro lideranças da Comunitas, como a diretora-presidente, Regina Esteves, e líderes empresariais, membros do Núcleo de Governança da organização, a exemplo de José Roberto Marinho, do Grupo Globo; Eduardo Bartolomeu, da Vale; Luiz Ildefonso Simões Lopes, da Brookfield; Marcos Lutz, do Grupo Ultrapar; e Solange Ribeiro, da Neoenergia. 

Resultados na Educação

O Projeto Somar começou a ser implementado no Estado em 2021, em três escolas como um projeto-piloto. A premissa da iniciativa é ceder a gestão pedagógica dessas escolas, por meio de contratualização, para organizações da sociedade civil com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ensino em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que as escolas permanecem públicas.

Após um ano em que o projeto foi implementado no Estado, o secretário Igor de Alvarenga destacou os principais resultados alcançados até o momento, comparados com a média da rede. A frequência escolar aumentou em 3 pontos percentuais e, embora a taxa de reprovação tenha crescido, obteve as melhores notas nas avaliações de aproveitamento escolar.

Para a Comunitas, explicou Regina Esteves, “o Projeto Somar tem uma grande importância estratégica devido ao seu alto potencial de replicabilidade e já despertou o interesse de outros territórios parceiros”. 

Mudança da cultura organizacional e valorização do servidor

Já com relação ao Projeto Valores e Práticas do Governo de Minas Gerais, ação que também conta com o apoio Comunitas, o objetivo é promover o desenvolvimento dos gestores públicos para a modelagem de uma nova cultura organizacional. A iniciativa visa uma maior integração e comprometimento dos servidores com o espírito público para que haja melhorias das entregas dos serviços à população. 

De acordo com a secretária Luísa Barreto, o engajamento dos servidores, que discutiram e validaram um novo jeito de ser e fazer, de forma participativa, merece uma atenção especial. Para a nova etapa do projeto, ela acredita que será possível consolidar o desenvolvimento dos gestores e aumentar o engajamento e o número dos servidores impactados.

Novas oportunidades

A reunião também debateu duas frentes importantes em planejamento: Licenciamento Ambiental e Combate à Pobreza. No tema ambiental, a Secretária Marília Melo evidenciou que existem oportunidades de melhoria dos processos de licenciamento, promovendo a qualidade dos atributos ambientais e melhoria da qualidade ambiental por meio da fixação de medidas de controle e mitigação que são inerentes ao processo. 

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, apresentou propostas para o enfrentamento e redução da pobreza por meio de estudos que pretendem mapear e trazer soluções regionalizadas com foco na geração de trabalho e renda.

Para os membros do Núcleo de Governança, é de extrema importância que o desenvolvimento social tenha um olhar mais atento para a população mais vulnerável, justamente com foco na geração de trabalho e renda para esses indivíduos. Solange Ribeiro, Marcos Lutz e Eduardo Bartolomeu apontaram a questão ambiental como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento estratégico do território, acelerando e gerando oportunidades de negócios para o estado. 

Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *