loading

Prefeitura de Parauapebas conhece iniciativas de políticas públicas no Rio Grande do Sul

Dentre os projetos visitados na imersão, o Programa Avançar na Educação e a Rede Bem Cuidar, desenhadas com apoio da Comunitas, estiveram na agenda

 

Foto de um grupo de pessoas posando na frente de uma obra.

Crédito: Prefeitura de Campo Bom

Dando continuidade às ações de imersão que a Comunitas tem realizado desde o dia 27, o prefeito de Parauapebas (PA), Darci Lermen, foi convidado para conhecer, in loco, o programa Avançar na Educação, projeto gaúcho de planejamento estratégico voltado para melhoria dos investimentos da educação.  Além disso, o gestor público também visitou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que integra o projeto da Rede Bem Cuidar, focado em atendimento médico humanizado. Ambas as iniciativas contaram com o apoio da Comunitas.

A agenda de hoje (28) contou com a comitiva do município paraense de Parauapebas, como o prefeito, a primeira-dama, Carol Silva, e sua equipe, além de membros do governo do Rio Grande do Sul, como a secretária de Educação, Raquel Teixeira, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a secretária de Saúde do mesmo município, Drª Suzana Pereira, e sua equipe. Representantes da Comunitas também estiveram presentes, como a diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação, Dayane Reis, e o diretor de Projetos, Thiago Milani. 

As imersões objetivam promover a troca de experiências entre gestores públicos para inspirar projetos e replicar iniciativas bem sucedidas de políticas públicas Brasil afora. A primeira experiência aconteceu ontem, com a visita ao município paulista de Jundiaí, em que Parauapebas e Rio Grande (RS) conheceram o projeto Cidade das Crianças.  

Avançar na Educação

O dia começou com uma visita à Secretaria de Educação, onde a comitiva foi recebida pela gestora da pasta, Raquel Teixeira. O encontro abordou o projeto Avançar na Educação, cujo objetivo é melhorar a infraestrutura física, tecnológica, assegurar a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais da área. 

A iniciativa trata de um programa de investimento, realizado a partir de um planejamento estratégico, para o qual foram direcionados valores na ordem de R$ 1,2 bilhão, o maior aporte na área realizado pelo Estado nos últimos 15 anos. 

“Eu cheguei aqui, encontrei uma situação bastante desafiadora, já metade do governo e em plena pandemia. Eu não tinha o direito nem de errar e nem de perder tempo. Então tinha que agir com intencionalidade e objetividade, e o planejamento estratégico foi o que permitiu os desdobramentos que resultaram, inclusive, na melhoria do IDEB, apesar da pandemia e dos desafios”, explicou Raquel, que emendou “espero que a gente mantenha essa parceria e essa comunicação porque é assim que a gente vai criando redes de excelência no Brasil. A administração pública é um desafio e nós estamos irmanados no desejo de fazer o melhor”.  

Rede Bem Cuidar

A segunda parada da imersão foi para conhecer a replicabilidade da UBS Bom Jesus, primeira unidade hospitalar a implementar a proposta de atendimento médico humanizada preconizada pelo Programa Rede Bem Cuidar, iniciado em Pelotas. Atualmente, o governo do Rio Grande do Sul está ampliando a iniciativa para outros municípios gaúchos, inaugurando uma UBS da Rede na cidade de Campo Bom, bem como o Centro Vida. 

A imagem mostra como será a perspectiva artística de um equipamento público depois da construção.

Crédito da Imagem: Prefeitura de Campo Bom

As novas unidades médicas irão trabalhar com a metodologia da Rede Bem Cuidar, como revisão dos processos, para promover um atendimento mais acolhedor, e capacitação de lideranças. A escuta com a comunidade continuará sendo fundamental para o entendimento do que a população precisa com relação à prevenção à saúde. 

Em Campo Bom, a comitiva foi recebida pelo prefeito Luciano, pela gestora municipal da pasta, Drª Suzana Pereira, e sua equipe, que apresentaram o Centro Vida, cuja premissa é aliar as práticas usuais com práticas integrativas, com o objetivo de trabalhar a qualidade de vida da população.  “O Centro vai reunir todas as especialidades e procedimentos cirúrgicos mais elaborados, que dê mais segurança para o usuário. Nós esperamos que esse Centro seja um centro irradiador de saúde, e isso é o fundamental. Para que as pessoas que passem por aqui possam trabalhar o bem estar, qualidade de vida e serem mais felizes”, declarou a Drª Suzana. 

Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Assine a nossa Newsletter e receba todas as notícias em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *