O fortalecimento de lideranças é fundamental para a melhoria da administração pública e a sustentabilidade de projetos. Por isso, a Comunitas liderou diversas ações para apoiar gestores de todo o Brasil, preparando-os para enfrentar desafios e promover a eficiência na gestão.
O fortalecimento de lideranças públicas é fundamental para o aprimoramento da gestão pública. Líderes preparados desempenham um papel central na condução de políticas eficazes e na implementação de iniciativas que atendam às necessidades da população.
A formação dessas lideranças é crucial para promover a inovação e melhorar a capacidade de adaptação do gestor em um ambiente de constante mudança. A Comunitas acredita que gestores bem preparados estão mais propensos a adotar novas abordagens e incorporar tecnologias emergentes, resultando em uma gestão mais resiliente e inovadora.
Assim, a Comunitas direciona seus esforços para impulsionar a capacitação de líderes públicos por meio do seu pilar “Formar”. Este eixo central da atuação da organização busca desenvolver ações com o foco no fortalecimento das lideranças e na construção de capacidades para os gestores públicos, com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos.
Em 2023, a Comunitas impactou quase 1500 lideranças públicas, dentre líderes do executivo, legislativo, secretários e gestores. A organização também promoveu seu terceiro programa de formação internacional, além de encontros na temática de parceria público-privadas de impacto social e ciências comportamentais, quatro formações rápidas, lançamento de três publicações (Cartilha para a elaboração de diagnóstico e planejamento estratégico em órgãos de Advocacia Pública: A experiência da PGE de São Paulo, Boas Práticas em Gestão Pública: O legado da Comunitas, A Construção de Um Observatório de Prevenção a Violência: A experiência de Caruaru) e mais uma jornada de conhecimento.
A seguir, confira as ações lideradas pela Comunitas para fortalecer lideranças de todo o Brasil!
1 – Apoio à implementação de projetos-piloto para a melhoria de desafios em 4 secretarias de saúde
A Jornada Líderes da Saúde, que teve início em janeiro de 2023, apoiou quatro cidades a criarem e pilotarem soluções criativas a seus desafios na área de gestão de pessoas em suas secretarias de saúde. O projeto foi realizado a partir de uma parceria entre a Comunitas e a Fundação Lemann.
Com encontros semanais, a Jornada teve duração de oito meses e proporcionou acompanhamento e suporte às cidades de Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Pelotas (RS) e Petrolina (PE). Durante esse período, as cidades identificaram desafios, desenvolveram soluções e implementaram projetos-pilotos para aprimorar a gestão do corpo de servidores municipais de suas secretarias de saúde.
Para isso, as equipes das prefeituras contaram, também, com a orientação de mentores e especialistas da Rede Comunitas, como a Secretária Adjunta de Saúde do Rio Grande do Sul, Ana Costa; a Secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá; o Secretário de Governo de Santos (SP), Fábio Ferraz; e a Secretária de Saúde de Mogi das Cruzes, Andreia Godoi.
Dentre as iniciativas desenhadas e pilotadas pelos municípios participantes, podem ser citadas a criação de um programa de feedback, avaliação quadrimestral e premiação anual em Ananindeua; um projeto de saúde e bem-estar em Fortaleza; uma ação de capacitação e desenvolvimento de lideranças em Pelotas; e um projeto de aprendizagem com capacitações internas e externas em Petrolina.
A experiência dos municípios foi sistematizada na publicação “Experiência dos municípios: Jornada Líderes da Saúde”, disponível para download na Plataforma Rede Juntos.
2 – Realização de encontros para debater os caminhos para inovação na gestão pública
Ao longo de 2023, a Comunitas promoveu sete espaços de troca de conhecimento que contaram com a participação de quase 220 gestores públicos e especialistas. Nestes encontros, foram debatidos temas cruciais para a administração pública, como a utilização das ciências comportamentais para aprimorar políticas e a relevância das parcerias público-privadas de impacto social para a melhoria na prestação de serviços à população.
Embora as ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas sejam um tema relativamente novo no Brasil, vêm despontando como uma ferramenta crucial para o aprimoramento das estratégias governamentais. Essa abordagem inovadora permite compreender, de maneira mais profunda, os padrões de comportamento dos cidadãos, possibilitando a criação de políticas mais eficazes e alinhadas às reais necessidades da sociedade.
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Já as parcerias público-privadas de impacto social são mecanismos legais que permitem à administração pública delegar a gestão dos serviços prestados à população a entes não-governamentais. Ao longo dos anos, essas parcerias têm se destacado como importantes instrumentos para aprimorar a eficiência e eficácia dos serviços, modernizando a gestão pública e abrindo espaço para investimentos privados.
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3 – Programa de Formação Internacional em Economia Verde (Universidade de Stanford)
O projeto, que foi realizado em julho e teve duração de cinco dias, contou com a participação de 24 lideranças dos setores público e privado, de todas as regiões do Brasil, em sua comitiva. A formação teve como objetivo abordar meios do governo elaborar políticas e trabalhar com o setor privado para facilitar a transição para energia limpa, impulsionar a economia verde e promover um crescimento econômico sustentável.
A ação, que foi realizada a partir de uma parceria entre a Comunitas e a Leadership Academy for Development (LAD), na Universidade de Stanford, contou com a participação de três governadores – Eduardo Leite (RS), Eduardo Riedel (MS) e Helder Barbalho (PA), bem como cinco secretários de diversos estados, e uma secretária do governo federal. Também estiveram presentes duas lideranças do legislativo. A formação contou com 45h de conteúdo programático, dividida entre aulas, estudo de casos e visitas de campo, a exemplo de excursões à Escola de Sustentabilidade de Stanford e ao Conselho da Área da Baía de São Francisco.
A formação também criou um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes dos setores público, privado e academia. Essa interação contribuiu para fortalecer a governança compartilhada, visto que o diálogo entre esses setores possibilita a identificação de desafios comuns e a busca por soluções mais abrangentes e sustentáveis.
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4 – Formações rápidas sobre temas atuais e relevantes para a gestão pública
Em 2023, a Comunitas lançou quatro trilhas de conhecimento para capacitar gestores de todo o Brasil a enfrentar os desafios da administração pública. Ao todo, quase 300 lideranças públicas participaram das trilhas, que abordaram temas fundamentais para a gestão pública, como parcerias público-privadas de impacto social, desafios climáticos e energia verde, aplicação das ciências comportamentais a políticas e segurança pública.
Todas as formações são realizadas de forma totalmente online e gratuita e conferem certificado. Além disso, os cursos foram desenvolvidos com apoio de especialistas, como o cientista político e professor do Insper, Fernando Schuler, e instituições de renome mundial, como o Columbia Global Centers | Rio (braço da Universidade homônima no Brasil) e a CLOO Behavioral Insights Unit, organização internacional especializada em economia comportamental.
5 – Realização de encontro com 110 lideranças dos setores público e privado para debater o desenvolvimento sustentável do Brasil
Em outubro, a Comunitas realizou o 16º Encontro de Líderes, reunindo 110 representantes dos setores público e privado para discutir o desenvolvimento sustentável do Brasil. Sob o tema “Brasil de Oportunidades”, o evento contou com a participação de 50 empresas, 9 governadores, 8 prefeitos, 2 representantes da União e 9 do Poder Legislativo, entre lideranças com e sem mandato.
Dentre as personalidades do setor público que participaram do Encontro de Líderes de 2023, destacam-se os governadores Helder Barbalho (PA), Ronaldo Caiado (GO), Eduardo Leite (RS), Romeu Zema (MG), Raquel Lyra (PE), Ratinho Junior (PR), Rafael Fonteles (PI) e Tarcisio de Freitas (SP). Também estiveram presentes a Secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos; e o Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, além do prefeito Ricardo Nunes (São Paulo) e do ex-governador, Paulo Hartung (ES).
Já representando o setor privado, podem-se citar a Diretora-Presidente da Comunitas, Regina Esteves; o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan, Rubens Ometto Silveira de Mello; a Vice-Presidente da Neoenergia, Solange Ribeiro; o Diretor-Presidente da Ultrapar, Marcos Lutz; e o Membro do Conselho de Administração do Grupo Iguatemi, Carlos Jereissati Filho.
6 – Lançamento da Plataforma Rede Juntos
A reformulação da Plataforma Rede Juntos marcou um novo capítulo na busca por soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pela gestão pública no Brasil. Com mais de 42 mil usuários e aproximadamente 100 mil visualizações de páginas, a ferramenta tem o objetivo de criar uma comunidade colaborativa, cuja missão é conectar gestores, servidores e especialistas para promover o intercâmbio de conhecimento e agilidade na resolução dos complexos desafios da gestão pública.
Dentre as novidades, destacam-se a nova seção “Nossa Rede Juntos”, um canal exclusivo que conta com uma rede de quase 50 gestores públicos, que compartilham suas experiências para apoiar outros gestores públicos na solução de desafios. Além disso, o site disponibiliza a área de “Ferramentas”, que contém materiais úteis para a rotina do gestor público, como modelos de lei, decretos e outros recursos.
A Plataforma também conta com diversas Boas Práticas e mais de 30 trilhas formativas, com transferência de conhecimento, metodologia e resultados para que possam ser replicados por outros gestores.
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